Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Museu da Inconfidência em Ouro Preto

Museu da Inconfidência

Fachada do Museu da Inconfidência. Foto Aldo Araujo

Um dos pontos cruciais na história do Brasil está guardado por meio de objetos e documentos no Museu da Inconfidência na cidade de Ouro Preto.

Museu da Inconfidência

Panteão

Pelo decreto-lei de 1938, foi fundado o Panteão dos Inconfidentes, um dos grandes destaques do Museu da Inconfidência. Aqui, se encontram as lápides de dezesseis inconfidentes degredados, incluindo o poeta Tomás Antônio Gonzaga. Os três últimos incorporados ao Panteão, José de Resende Costa, João Dias da Mota e Domingos Vidal Barbosa. Seus restos mortais foram trazidos de seus exílios no continente africano, em 1932. Foram, então, foram identificados e somente em 2011, quando, em homenagem solene, sepultados no Panteão.

Já o Museu da Inconfidência, foi fundado em 1944, está abrigado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Ouro Preto. Seu acervo possui cerca de quatro mil itens. Entre eles, objetos artísticos e históricos. Dentre muitas obras, destacam-se as de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Xavier de Brito, Francisco Vieira Servas, Manoel da Costa Athaide, Armand Lien Pallière e João Nepomuceno. Outros itens de grande relevância são as partituras musicais oriundas entre os séculos XVIII e XIX, pesquisadas por Francisco Curt Lange, além dos processos judiciais dos mesmos séculos.

Juntas, essas peças formam um conjunto articulado de testemunhos do período, entre os ideais revolucionários e a cidade, na época denominada como Vila Rica.

Modernização

O Museu da Inconfidência, no ano de 2005, passou por modernizações, como a museografia que ficou sob a direção do francês Pierre Catel. O resultado é a elevação do Museu em excelência aos padrões internacionais.

Museu da Inconfidência

Oratórios

Museu está dividido desta forma: o primeiro piso mostra a Ouro Preto em suas origens até o Império. Nele,  podemos conhecer sobre instrumentos e objetos relacionados à mineração, meio de transporte da época, elementos da vida social e do movimento da Inconfidência. O segundo piso apresenta a criação artística e, principalmente, a arte sacra.

Conta também com uma loja, um café e um cineclube. Já a biblioteca possui mais de 20 mil volumes. Portanto,  estudantes e pesquisadores podem se esbaldar em documentações e publicações fantásticas de um dos principais ciclos econômicos do Brasil.

Onde: Praça Tiradentes, 139 – (31) 3551-1121 – Centro – Ouro Preto.

Mais informações sobre história, arte e turismo em Cidadeecultura.com

Museu da Inconfidência

Mobiliário

Museu da Inconfidência

Elementos Vida Social

Museu da Inconfidência

Transporte. Fotos Divulgação




Deixe uma resposta