museus

Museu Aga Khan em Toronto, a arte islâmica retratada em lindo espaço

Fachada do Museu Aga Khan. Todas as fotos deste post são de Tuta Castelli

O Museu Aga Khan em Toronto é o resultado da determinação do príncipe Sadruddin Aga Khan na procurara de objetos de arte islâmica. São peças do norte africano, Espanha, Ásia, China, assim como do Oriente Médio.

Sadruddin Aga Khan

Tataraneto do imperador turcomano Qajar Fath’Ali Shah e filho de Sir Sultan Maomed Shah Aga Khan e da princesa Andrée Aga Khan, Sadruddin nasceu em Paris, em 1933, e faleceu em 2003. Como suas origens indicam, Sadruddin foi um membro real que conseguiu influenciar em muitas causas, como: meio ambiente (Fundação Bellerive, em fins da década de 1970); assim como a questão dos refugiados, na ONU, entre 1966 e 1977. Quando em Harvard College, Sadruddin foi fundador e editor da revista Paris Review. O príncipe recebeu inúmeras condecorações em vários países ao longo de sua vida, são eles: Estados Unidos, Paquistão, Inglaterra, Vaticano, Polônia, Egito, França e Grécia.

A coleção do museu Aga Khan

Além das questões humanitárias e ecológicas, Sadriuddin teve imenso interesse na arte islâmica.  Foi influenciado principalmente pela antiga biblioteca particular de sua família, de origem persa. A aquisição das peças foi orientada pelo historiador de Harvard, Stuart Cary Welch.  E foi feita através de leilões como o da Sotheby’s e Christie, assim como vendedores em Londres, Paris e Genebra. A coleção já foi exibida em Londres e Nova York.

As inúmeras peças

A maioria das peças da coleção é extremamente rara. Podemos citar, por exemplo, a página do Alcorão Azul, escrito no norte africano, com mais de mil anos. Outras, de origem persa, turca, árabe e indiana, datam do século X.  Há também uma gama de manuscritos e pinturas otomanas. Destaque para o Cânone da Medicina (Qanun fi’l-Tibb), originário de Avicena em 1052, entre outras mil peças.

Interior do Museu Aga Khan. Foto Tuta Castelli

O museu

Após a morte de Sadruddin, sua família não só ampliou a coleção, mas também, por meio da Rede de Desenvolvimento Aga Khan, ergueu o primeiro museu de artes islâmica da América do Norte. O prédio começou a ser construído em 2010 e inaugurado em 2014. O edifício ganhou o prêmio Pritzker Fumihiko Maki. São 10.000m² de área construída rodeada pelo Aga Khan Park projetado pelo paisagista Vladimir Djurovic.

O Museu Aga Khan é um dos locais mais interessantes de conhecer em Toronto. É um espaço dedicado à arte, assim como à cultura. Além das mais de mil peças expostas, conta com uma variedade de atrativos culturais que fazem os visitantes interagirem e de deliciarem com o mundo islâmico e suas riquezas imensuráveis. O deslumbre das cores e, principalmente, do dourado, destacam e ampliam as formas e transmitem a profundidade de cada obra.

Onde: 77 Wynford Dr – Toronto.

Para mais dicas de cultura, arte e turismo em outros pontos turísticos do Brasil e do mundo, visite o portal Cidade&Cultura

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Marília – Cidade dos Dinossauros

Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…

3 horas atrás

Hotel Fazenda São Matheus é refúgio ideal para famílias em Serra Negra

Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…

9 horas atrás

Nikkey Palace Hotel celebra o Carnaval com festa na Liberdade

Divulgação O Nikkey Palace Hotel, no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, entra no…

10 horas atrás

Carnaval movimenta turismo e comércio em Serra Negra com programação gratuita

Crédito: Prefeitura de Serra Negra Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Serra Negra…

1 dia atrás

Carnaval com clima de serra: Monte Verde é refúgio para quem quer relaxar

Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…

2 dias atrás

Cidade de Serra Negra amplia protagonismo ao sediar grandes encontros de triathlon

Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…

4 dias atrás