A Mercado SP sediou no último dia 12 de novembro, no Mercadão, a 4ª reunião de governança do Observatório de Gastronomia da Cidade de São Paulo, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo. Na ocasião, foi apresentado o Guia Identidade Gastronômica Paulistana, com a presença da secretária Eunice Prudente, e a líder do Observatório, Guta Chaves.
Quatro tradicionais restaurantes do Mercadão – Bar do Mané, Hocca, Brasileirinho e Banca do Ramon – foram incluídos no guia, publicado pelo Observatório da Gastronomia, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Universidade Anhembi Morumbi.
O guia destaca a rica diversidade gastronômica da cidade de São Paulo, dando destaque a estabelecimentos tradicionais, que fazem parte da história e da tradição paulistana. A publicação integra o projeto Identidade Gastronômica Paulistana e foi elaborada com base em entrevistas e pesquisas realizadas por alunos dos cursos de Gastronomia da Anhembi Morumbi. Ao todo, o guia apresenta cerca de 70 estabelecimentos, que se destacam pela autenticidade e relevância cultural, sendo os restaurantes do Mercadão representativos da região da Sé.
“A inclusão dos nossos restaurantes no Guia Identidade Gastronômica Paulistana é um reconhecimento ao talento e à dedicação de todos que fazem parte do Mercadão. Este é um espaço que se renova constantemente, mas sem perder suas raízes, e essa publicação valoriza justamente essa fusão entre tradição e contemporaneidade. O Mercadão é muito mais que um ponto turístico, é um verdadeiro patrimônio gastronômico de São Paulo, e é com orgulho que vemos seus ícones serem reconhecidos”, disse Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato.
Inaugurado em 1933, ano da abertura do Mercadão, o Bar do Mané é um dos mais antigos e conhecidos estabelecimentos do mercado, famoso pelo tradicional sanduíche de mortadela. “É muito gratificante fazer parte dessa história, porque o bar cresceu junto com o Mercado, passando de geração em geração. A iniciativa do Observatório valoriza o centro da cidade e atrai ainda mais pessoas para o nosso espaço”, afirmou Marco Antonio Loureiro, neto do fundador do bar.
Já o proprietário do restaurante Brasileirinho, Moracy Mariano, expressou sua satisfação com a seleção: “É uma honra estar neste guia ao lado de outros empreendedores que, como nós, se dedicam a oferecer o melhor da gastronomia paulistana”, comentou.
Com a inclusão desses estabelecimentos no guia, o Mercadão reafirma seu status como um dos principais polos gastronômicos de São Paulo, preservando sua tradição enquanto abraça a diversidade e inovação culinária da cidade.
Sobre o Observatório da Gastronomia
O Observatório da Gastronomia é um órgão colegiado ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, e conta com a participação de órgãos e instituições municipais, associações, cooperativas, ONGs, instituições de ensino, sindicatos, chefs de cozinha, bares, restaurantes, empresas do setor de alimentação e de distribuição, comida de rua e produtores agrícolas.
O Projeto Identidade Gastronômica Paulistana é fruto de uma parceria entre o Observatório da Gastronomia da Cidade de São Paulo e a Universidade Anhembi Morumbi, integrante do Ecossistema Ânima. O projeto mapeia, por regiões, os elementos que compõem a identidade gastronômica de São Paulo, com o propósito de reunir informações sobre estabelecimentos que, além de suas contribuições econômicas, são símbolos culturais e históricos para a cidade.
Maior encontro da rede Cultura Viva acontece em Aracruz (ES), de 24 a 29/03, com…
Divulgação PMSS O Carnaval de São Sebastião, considerado o maior do litoral norte, contará neste…
Divulgação A cidade de Itapira, que é MIT – Município de Interesse Turístico, é uma…
Hotel-boutique em Caraíva oferece experiência de luxo artesanal e ainda tem unidades disponíveis para o…
Hotéis do Cluster Jardins entram no ritmo festivo oferecendo pacotes criativos e cheios de experiências…
As estações da ViaQuatro e ViaMobilidade funcionarão 24h para desembarques e transferências, atendendo os blocos…