Lendas da Mantiqueira – O Diabo e afinação Rio Abaixo

Mantiqueira-Lendas-viola-bxEsta lenda é bastante inusitada, pois dela derivou uma forma de arte que poucos executam tão bem quanto os violeiros de Extrema. Explicando melhor: o diabo descia os rios tocando uma viola que, com sua afinação diferenciada, fazia com que as mulheres fossem seduzidas ou mesmo enfeitiçadas. Elas se emocionavam tanto que até choravam e seguiam o diabo onde ele fosse até sumirem.

Acredita-se que os violeiros, ao ouvirem o tocar do diabo, aprenderam a afinar seus instrumentos na mesma escala e também foram enfeitiçados pelo demônio. A essa nação deu-se o nome de cebolão, pois as mulheres choravam copiosamente como se estivessem a descascar cebolas; outra maneira mais técnica de mencioná-la é “afinação Rio Abaixo”. Mas não paramos por aí.

Esses violeiros também podem ter feito a simpatia da cobra-coral, ou terem rezado na Sexta-feira Santa no túmulo de violeiros falecidos. Seja como for, o fato é que os Violeiros do Parque são simplesmente maravilhosos na arte de tocar suas violas e de encantarem a quem os escuta. Contato: violeirosdoparque@gmail.com

Para saber mais sobre lendas