Lago do Taboão em Bragança Paulista

Lago do Taboão em Bragança Paulista

Cartão-postal da cidade

Orgulho entre cada 10 de 10 bragantinos, a entrada da cidade tem seu ponto forte na chegada ao Lago do Taboão, cartão-postal e ponto de encontro para tudo e para todos. Construído artificialmente, o lago faz parte da paisagem urbana de Bragança e encanta todos com sua beleza. Os motivos que levam os bragantinos e visitantes ao lago podem variar muito, mas, indiscutivelmente, o local convida ao contato com a natureza e ao lazer, sendo palco perfeito para práticas esportivas, passeios sem compromisso ou, simplesmente, para o convívio familiar. Essa interação socioambiental, proporcionada pelo local, é regada pelo ar puro que vem da mata ao redor da região. O lago é ponto de referência de fácil localização na cidade. É cercado por pontos comerciais que exploram a gastronomia e oferecem variada infraestrutura de serviços. O lago é, sem dúvida, o lugar mais popular de Bragança.

“Por volta de 1830-1850, o vigário da cidade – Pe. José Jacinto da Silveira – era dono de grande extensão de terras, na região do baixo Caetê até o alto do Campo Novo. Nessas terras existia uma lagoa conhecida como Tanque do Padre Jacinto.

Esse mesmo tanque, no início do último século, era chamado por Tanque do Canivete.  Era formado pelas águas dos ribeirões Caetê e Bocaina, onde grande pescaria de taraira se fazia. Aquele tanque, com o passar dos anos, desapareceu da paisagem taboense, ressurgindo na década de 1960, e é hoje é o nosso Lago do Taboão.”

(José Roberto Vasconcellos, membro do ASES, 9-5-2005 , http://www.asesbp.com.br/escritores/escritores15.htm)

 

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui