Prudentópolis é um pedaço da Ucrânia no Brasil. Localizada no estado do Paraná, a cidade abriga, além da colônia que preserva as tradições, cachoeiras magníficas.
São mais de 100 quedas d’agua catalogadas, muitas com saltos imensos, como o Salto São Francisco, com 196 metros de queda livre – o equivalente a um prédio de 60 andares – e considerada a maior cachoeira da região Sul e a quinta maior do Brasil.
O Salto São Sebastião, um pouco menor, tem 120 metros de altura e é muito procurado por praticantes de rapel e canionismo. Para acessar o local é preciso caminhar por uma trilha de dificuldade média que leva ao topo.
Outras duas cachoeiras muito visitadas são o Salto Barão do Rio Branco, com 64 metros de altura e forte queda d’água, usada inclusive para geração de energia, com uma escadaria de 478 degraus; e o Salto São João, que fica em meio à mata, com queda de 85 metros.
Um lugar que merece uma visita é o Recanto Perehouski, uma área de lazer cercada por natureza, com trilhas leves e poços para banho, onde há também três saltos de pequeno porte, perfeitos para se banhar. Você ainda pode se deliciar com pratos da comida ucraniana no restaurante local.
Se a opção for os esportes radicais, o Ninho do Corvo, uma reserva particular, tem tirolesa de 170 metros, local para prática de rapel que tem início no topo de um cânion, além de visitas a cachoeiras e trilhas. Todas as atividades são realizadas com segurança e auxílio de instrutores especializados.
Para conhecer um pouco da história local, o Museu Histórico das Irmãs Servas de Maria Imaculada mostra a história da chegada das irmãs ucranianas que tiveram um papel fundamental na história de Prudentópolis. No espaço são reproduzidas a cozinha, a enfermaria e a sala de estudos, entre outros espaços que serviram de escola e abrigo para muitas crianças da época. Já o Museu do Milênio é um espaço que reúne peças, roupas, artigos e documentos que contam a história e dão uma verdadeira aula sobre a origem do município.
Prudentópolis mantém as tradições como a Irmandade dos Cossacos, responsáveis pela guarda do corpo de Jesus, que é representado pelo Santo Sudário, aberto para visita dos fiéis. Os Cossacos são famosos por sua coragem, bravura, força e capacidades militares, e, para ingressar nessa ordem, os integrantes têm como juramento estar na cidade na Sexta-Feira Santa e no Sábado para participar da vigia do Santo Sudário. Após a vigília e a missa da ressurreição, acontece a festa comemorativa dos cossacos, com apresentação de danças, cantos e representações folclóricas.
As Pêssankas, ovos pintados à mão que simbolizam a ressurreição de Cristo, com cada cor, traço e figura com um significado especial, e que são dados de presente na Páscoa, são grandes atrações de Prudentópolis . Assim como o Natal ucraniano, repleto de tradições e marcado pela fartura – uma mesa é composta por 12 pratos, que representam os apóstolos de Jesus.
Na rota das igrejas, a Igreja São Josafat, construída em 1920, é um templo típico ucraniano, em estilo bizantino-ucraniano, que tem como principal característica o ikonostás, uma espécie de portal cheio de imagens que separa o altar da nave. Para ter noção de sua grandiosidade, em 1979 a Igreja foi tombada como Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná. Já a Paróquia de São João Batista, em estilo colonial, teve sua construção concluída em 1900, erguida pelos primeiros colonizadores.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Switalski, HN, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons