Lages, a capital do turismo rural

Localizada no estado de Santa Catarina, Lages nasceu da passagem de tropeiros que cruzavam o Rio Grande do Sul para São Paulo, levando tropas de gado e de burros. No final dos anos 80, as fazendas tradicionais começaram a abrir suas portas para hospedar visitantes, dando origem ao turismo rural no Brasil, hoje um forte segmento.

Foto por leonir angelo lunard, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Muitas das fazendas são centenárias, demarcadas por muros de pedra e com os lindos cenários naturais que a região Sul oferece. A visita a elas oferece a possibilidade de conhecer a vida rural local em experiências como cavalgadas e passeios de charretes, além de desfrutar da culinária típica local. Dependendo da época, é possível participar da “cata” de pinhões no campo. Inclusive Lages tem uma famosa Festa do Pinhão.

Há também muito que visitar na cidade, como o Morro da Cruz, um mirante com vista panorâmica e acesso para carros ou pela escadaria com 500 degraus.

Existem várias praças e monumentos que valem ser visitados, como a Praça João Ribeiro, com lago onde nadam carpas vermelhas e com pedalinhos, no coração da cidade. A Praça Vidal Ramos Sênior Filho é o ponto onde no passado os mercadores faziam seus negócios. Nela está o monumento Carro de Molas, uma carroça sobre a água. Há ainda o monumento ao Tropeiro e aos Imigrantes, obras de artistas locais.

Para quem gosta de museus, há duas opções: o Museu Histórico Thiago de Castro, com acervo de armas de guerra, utensílios diversos, peças e objetos antigos de uso cotidiano, documentos e imagens que fazem parte da história da cidade; e o Museu Batalhão Ferroviário, com peças, documentos e objetos que retratam os 150 anos da história do mais antigo Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.

Ainda há a Catedral de Lages para colocar no roteiro de visitas. Inaugurada em 01 de janeiro de 1922, tem estilo neo-gótico, toda construída em pedra pelos padres franciscanos, com vitrais importados da Alemanha. Há também o Convento Franciscano, fundado em 1915 e que funciona até hoje, abrigando os religiosos. Ao lado do convento fica a Capela São José, local onde está o mausoléu de Frei Rogério.

No roteiro religioso, vale destacar a Sociedade Islâmica de Lages, com sua mesquita em estilos orientais, caracterizando-se por um minarete e por não possuir bancos no salão do templo.

Quem gosta de natureza e aventura encontra em Lages boas opções de passeio, como o Salto do Rio Caveiras, uma grande cachoeira com 220 metros de largura. No lugar foi construída a primeira usina hidrelétrica da região e seu lago é usado para a prática de esportes náuticos. O Parque de Aventuras Pedras Brancas tem diversas atividades, como tirolesa de 1.200 m de extensão, uma Via Ferrata (caminhada em cabos de aço entre as rochas), rapel, escalada e um pêndulo a 40 metros de altura, tudo em meio a um belíssimo cenário de formações rochosas.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: leonir angelo lunard, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons