Desde a vinda da Família Real ao Brasil, os ingleses encontraram em nossas terras vasto campo para a implantação de serviços. Um país totalmente extrativista fornecia um mercado consumidor muito promissor. Não podemos dizer que os ingleses que vieram para cá se encontravam em situação de risco em seu país de origem. Eles vieram implantar vários serviços de infraestrutura. Além do chá, trouxeram a famosa pontualidade, o bife com batatas fritas, a cerveja, o escotismo, o pijama, as cristaleiras, os aparadores, os lavatórios, as escrivaninhas, o críquete, o tênis e o futebol, e também puseram na bagagem a tecnologia que elevou o Brasil aos patamares da industrialização com novas fundições, cabos submarinos, estradas de ferro, telégrafo, moendas modernas, iluminação a gás e barcos a vapor, principalmente entre 1835 e 1912.
Santos foi uma das cidades que mais se beneficiou com essa tecnologia. Exemplos não faltam: Estrada de Ferro São Paulo Railway, Cia. City, Western Telegraph, Royal Mail, London and Brazilian Bank, British Bank of South America, London and River Plate Bank, a loja maçônica Lodge of Wanderers, o Clube dos Ingleses, a estação do Valongo (chamada de Inglesinha).
Veja também os posts:
E para saber mais sobre Santos, clique aqui
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…