Ilhas de Santos

Ilhas de Santos - Ilha Diana (foto acervo iconográfico ONG Parcel)
Ilha Diana (foto acervo iconográfico ONG Parcel)

Ilha Diana

Com uma comunidade tipicamente caiçara, a Ilha Diana está bem na foz do Rio Diana e do Canal de Bertioga, contornando a Base Aérea de Santos, a apenas 20 minutos de barquinha. A maioria dos habitantes é descendente de cinco antigas famílias de pescadores. A maioria trabalha na pesca e no porto. A arquitetura local é marcada pela construção de chalés e carrega a tradição dos imigrantes portugueses do século XIX. A ilha possui Centro Comunitário, Posto de Saúde, Escola Municipal de Ensino Fundamental e uma pequena capela. A grande atração é a festa do Senhor Bom Jesus da Ilha Diana, que acontece no dia 6 de agosto e tem procissão, missa, campeonato de futebol e pratos típicos como a tainha, o lambe-lambe e panqueca de marisco do mangue.

Ilha de Bagres

Trata-se de um grande banco de lodo situado no Largo do Canéu, abrigando aves aquáticas como garças-azuis, guarás (com cerca de ¼ da população do Sudeste brasileiro), colhereiros, biguás, tucanos, papagaios, talha-mares, batuírasde- bando e gaviões – asa-de-telha; seus arredores são ricos em mexilhões.

Ilha Barnabé

Ilhas de Santos - meio-ambiente-ilha-barnabe-img_5562-bxSaindo pelo terminal que fica atrás do prédio da Alfândega na Praça da República, podemos pegar as barquinhas que vão, uma para a Ilha Barnabé e a outra para a Ilha Diana. A Ilha Barnabé não é aberta a visitantes, pois lá se concentram terminais de produtos químicos. Essa propriedade da União é administrada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo. Está localizada na enseada de Santa Rita, uma passagem do Rio Jurubatuba. Seu nome atual se deve a ter pertencido a Barnabé Francisco Vaz de Carvalhaes, cujo solar em ruínas e no qual havia intensa movimentação social ainda existe. No século XX começa a construção dos depósitos químicos, o que salva Santos dos perigos decorrentes da movimentação de produtos inflamáveis.

Ilha das Palmas

As grandes empresas de navegação tinham muito medo de que sua tripulação se contagiasse com tais doenças. Então, foi proposto à cidade que se instalasse um lazareto (na realidade, lazareto vem do bíblico Lázaro, e significa um local para isolamento de doentes; aqui, porém, recebe o sentido contrário, ou seja, quarentena para os sãos), a fim de abrigar os marinheiros. A cidade de fato pleiteava a construção do lazareto na Praia do Góes (na cidade do Guarujá), pois, pelos estudos feitos, essa praia tinha melhor qualidade do ar, mas o espaço foi efetivamente criado na Ilha das Palmas.

Ilha Urubuqueçaba

Essa pequena ilha está situada quase na divisa entre Santos e São Vicente. Urubuqueçaba, em tupi, significa local de pouso para urubus.

Ilha Urubuqueçaba
Ilha Urubuqueçaba

Para saber mais sobre a cidade de Santos, clique aqui