A Cultura Hip Hop no Brasil

A Cultura Hip Hop teve início na década de 70 nos Estados Unidos, nos bairros do Bronx e Brooklin. Numa realidade de diferenças sociais, violência, criminalização, disputas de território com gangues. Algumas manifestações começaram a emergir como forma de protesto, para serem vistos e ouvidos. Começou-se a observar gangues marcando seus territórios com grafites, grupos de pessoas dançando Break nas ruas sobre caixas de papelão, DJ’s e MC’s animando as festas. O DJ Jamaicano, Kool Herc, vem para os EUA, conhece África Bambaataa e, juntos, começam a entender que essas manifestações sempre apareciam simultaneamente. E foi então que resolveram dar a esse movimento, o nome de Hip Hop. Cultura que tem como pilares, 4 bases fundamentais, que são: o Breaking Dance, o Grafite, o DJ e o MC.

No Brasil, chega somente em meados da década de 80, através das grandes mídias, como filmes com temática de dança, onde o Hip Hop começa a ser incorporado. Nelson Triunfo é um dos principais nomes que ajudaram a difundir o estilo, juntando muitos dançarinos no centro de São Paulo e posteriormente na Estação São Bento. Local este que foi palco de muitos encontros de dança, reunindo talentos do Brasil inteiro. Na década de 90, Marcelo Cirino cria o primeiro curso de Dança de Rua; Frank Ejara se aprofunda na Cultura como um todo e hoje é tido como um dos maiores pesquisadores da área. E com o passar do tempo, mais e mais pessoas têm se interessado a não só dançá-lo, mas também pesquisar sobre essa vertente que é tão ampla!

Grupo New Britney Cover – Divulgação

Grupo New Britney Cover

Falando em Hip Hop, há Grupos de Dança que são focados em reproduzir as coreografias, cenários e figurinos de artistas famosos, os chamados Covers, que desde a metade dos anos 2000, vem ganhando força e crescendo cada vez mais.

O Grupo New Britney Cover (@newbritney) nasceu em 2008, e é um dos principais nomes, e único, atualmente no Brasil a levar os show da cantora norte-americana Britney Spears aos palcos de casas noturnas (Distrito Federal, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espirito Santo, São Paulo); assim como programas de TV (SBT, Rede Globo, Record, TV Bandeirantes, MTV); além de festivais, festas de aniversários e divulgações de CD’s e perfumes da cantora, sendo reconhecidos pela própria gravadora da artista.

Em 2018, um dos únicos integrantes da primeira formação, Marcos Werneck (@marcoswerneck86), assume as áreas de Direção, Produção e Coreografia do grupo, dobrando o número de elenco até então existente. Nesses três anos dessa nova fase, basicamente 15 dançarinos já passaram pelo projeto e neste ano de 2020, contam com outros 9 artistas, tendo Bru Stacy como Intérprete de Britney Spears; e aproveitando para apresentar alguns dos novos dançarinos: Déiah Souza, Diogo Araujo, Estefani Neves, Jenny Vieira, Léo LR,  Marcos Werneck, Nathany Esposito e Vinicius Berttochi.

Estamos vivendo um tempo atual totalmente atípico mas, ainda assim, encontraram formas, online, de se manterem conectados e pensar no futuro, fazendo novos planos e criando novas formas de se reinventar! Guardam ótimas surpresas para 2021!

Para conhecer mais sobre o trabalho deles, aqui estão suas redes sociais:
Instagram: @newbritney
Youtube: www.youtube.com/user/GrupoNewBritneyCover
Facebook: Grupo New Britney

A colunista Symone Coelho, é nutricionista, formada em Magistério da Dança (ênfase em ballet clássico, flamenco e jazz). Ministra aulas de ballet clássico e flamenco, criação coreográfica, terminologia e história da dança, além de produções artísticas ligadas a dança.

Symone é proprietária da Novare Dance.