fauna

Looks, o novo livro do fotógrafo Guto Ambar, celebra a relação entre cavalo e cavaleiro

 

Guto Ambar, reconhecido no cenário equino como um dos mais talentosos fotógrafos de cavalos do mundo e autor de outros livros sobre o tema, lança essa semana seu novo projeto, Looks.  Um livro que fala sobre respeito, cumplicidade e compaixão.

O artista nos convida, a partir de suas imagens, a nos aprofundarmos nos sentimentos do animal através de seus olhares. “Basta um pouco de atenção e sintonia com o animal para percebermos a singularidade de cada olhar e os sentimentos por trás deles. A percepção das expressões do olhar nos permite identificar traços de seu temperamento”, explica o autor nos textos iniciais de sua obra.

Guto aproveita para ressaltar que entre os mamíferos, os olhos equinos estão entre os maiores e, assim como outros animais caracterizados como presas, estão localizadas na lateral da cabeça.  “Isso permite que o cavalo tenha duas visões simultâneas: uma para o predador e outra para o pasto, cada qual dotada de uma movimentação diferente e de foco individual”.

E, complementa: “sua percepção de cores distintas é diferente da dos humanos, e há várias teorias a respeito das cores que enxergam. Certo é que possuem uma visão noturna muito superior à nossa, mas têm maior dificuldade para se adaptar na passagem entre ambientes de luz e sombra. Seu instinto de sobrevivência faz com que estejam sempre atentos e focados, acompanhando nossos movimentos e atitudes. A todo instante, prontos para se conectarem conosco”.

São mais de 200 imagens que conduzem os apreciadores para um novo olhar sobre o tema. Cabe destacar que o trabalho singular e extremamente autoral do talentoso fotógrafo já foi alvo de elogios do consagrado J. R. Duran: “Podemos até dizer que Ambar desenvolveu uma técnica, reminiscente do chiaroscuro italiano. As imagens estão impregnadas de claro-escuro, com fundos praticamente pretos, que fazem so­bressair – captados pelo olhar dele – animais e cavaleiros em momentos definitivos e decisivos. Caravaggio só pintou figuras humanas, mas, se tivesse retratado animais, teria sido com o mesmo vigor, o mesmo contraste e as mesmas sombras de algumas de suas imagens”.

Seu talento e especialidade tem aproximado o fotógrafo do universo da arquitetura e design. Estes profissionais buscam obras diferenciadas que, por meio da fine art, agreguem valor aos seus projetos de design de interiores.

Não por coincidência, o lançamento de seu livro será na Artefacto, em meio a uma exposição fotográfica.

Editora KM Cultural – Lançamento: 13 de Setembro, a partir das 18 horas. Na Artefacto, Rua Haddock Lobo, 1405, Cerqueira César – São Paulo/SP

Para conhecer o projeto Work And Art, outra vertente do autor.

 

Marcio Alves

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

2 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás