0 Home-Destaque - banner principal

Fernando de Noronha: Terra do Caribe Brasileiro

Praia do Boldro (Foto:Bruno Lima)

Fernando de Noronha é um município do estado de Pernambuco, considerado um arquipélago no nordeste do Brasil e localizado a 350 km da costa do Brasil. Com uma população de 3 mil habitantes, o arquipélago possuí um parque marinho conhecido internacionalmente pela grande biodiversidade e oferece para os turistas a oportunidade de mergulhar com snorkil e conhecer os inúmeros animais marinhos que habitam a ilha.   

História Local:  

A história de Fernando de Noronha é marcada por diversos acontecimentos, com sua descoberta em 1503, pelo navegador Américo Vespúcio e mais tarde o território da ilha foi doado ao financiador da expedição, Fernão de Loronha, que serviu como base para o nome da ilha, que logo deixou a ilha à mercê de piratas; entre os anos de 1629 e 1654 e pelos franceses entre 1736 e 1737, chamando de “Isle de Delphine”. Após o retorno da ilha para o controle de Portugal, houve uma grande preparação da ilha para se defender de invasões, por meio da construção de 10 fortes. Em 1938 o governo brasileiro instala um presídio na ilha. Após alguns anos, diversas construções do arquipélago foram tombadas como patrimônio histórico.  

Baia dos Porcos (Foto: Bruno Lima)
Forte dos Remédios (Foto: Bruno Lima)

Quais os Pontos Turísticos de Fernando de Noronha? 

Muitos pontos turísticos do município estão relacionados a história local, como o Palácio São Miguel, que é a sede do governo municipal, construída na década de 1940, durante um tempo, o edifício foi a sede do governo militar que administrava a ilha. A Fortaleza Nossa Senhora dos Remédios fica localizada em uma colina da ilha, considerada a mais importante fortificação da ilha, a fortaleza tem um formato irregular parecendo uma estrela. As Ruínas da Escola Antiga eram utilizadas por adultos analfabetos, conhecida como “Escola Noturna”. A praia Cacimba do Padre é uma das mais famosas do município, o nome tem origem de uma fonte local com 9 metros de profundidade que dava acesso a água potável, a fonte foi construída a partir de um pedido do padre Francisco Adelino de Britto Dantas, na época a água do poço era utilizada apenas por doentes, existe um mito na região que diz que o padre se tornou um espírito.  

Portanto a ilha é um dos principais pontos para explorar tanto a biodiversidade do oceano atlântico como do Brasil e é um local de grande importância histórica para o Brasil e principalmente para o Nordeste. Então é um local de grande interesse de se visitar e uma viagem a um paraíso como esse vale muito a pena.  

Palácio de São Miguel (Foto: Bruno Lima)
Ricardo Villela

Posts Recentes

Natal com descanso e aventura para toda a família em Brotas

Monitoria de lazer, ceia, atividades temáticas e chegada do Papai Noel para entrega dos presentes…

2 horas atrás

Mendoza recebe exposição de arte do brasileiro Gerson Fogaça

Gerson Fogaça apresenta obra de 5 metros — antes censurada no Brasil e, depois, reapresentada…

3 horas atrás

Programação do Museu da Língua Portuguesa em novembro

Longa-metragem Fala Sério, Mãe! e Sarau no Museu são alguns dos destaques da programação Um…

3 horas atrás

3º Festival do Dia do Kimchi: feira gastronômica, festival de k-pop e programação cultural

Apresentações artísticas, escrita coreana, desfile de Hanbok, exposições e K-Drama serão destaques do evento gratuito…

3 horas atrás

Planeje suas férias em Serra Negra e descubra o encanto do interior paulista

Crédito: Gerson Cordeiro | Videograph As férias escolares se aproximam e é hora de fazer…

4 horas atrás

A arte da Calçada Portuguesa

Um patrimônio preservado sob nossos pés Foto por Divulgação Se aqui no Brasil, as tradicionais…

3 dias atrás