Search
domingo 24 fevereiro 2019
  • :
  • :

Fauna e Flora de Santos

Fauna e Flora de Santos - Bromélia

Bromélia

Com alto índice pluviométrico, a Área Continental é regada por vários rios como o Diana, o Jurubatuba, o Quilombo e o Iriri Macuco que, com suas corredeiras, cria recantos maravilhosos, como o Poço Verde.

Decompositores

Decompositores

A riqueza é tanta que quase 70% da região é considerada área de proteção ambiental por estar em meio à Mata Atlântica com sua diversidade de cores e formas e rodeada pela Serra do Mar. Ao caminharmos na mata, reparamos que o chão é fofo. Com a queda de folhas e troncos, mais a alta umidade e seres decompositores, é formada a serrapilheira, uma camada repleta de minerais que irão alimentar as raízes de plantas e árvores. Descendo junto com os rios entramos em outra formação: o mangue, que está localizado no estuário e segue ao longo do Canal de Bertioga.

Ecossistema

Esse ecossistema é berçário para muitas espécies de animais, por isso o mangue é uma Área de Preservação Permanente.

Hibisco

Hibisco

Possui apenas três tipos de arvores: mangue- bravo ou vermelho, mangue-seriba ou seriúba e mangue-branco. Essas árvores podem chegar a até 20 metros de altura. Seu solo é bastante rico em nutrientes e matéria orgânica com características lodosas e é composto de raízes e material vegetal parcialmente decomposto, por isso a sua cor é escura.

Entre as raízes das plantas, temos os caranguejos que são crustáceos que adoram comer peixes e matéria orgânica. No meio do caminho encontramos o ganhamum e o uçá. Este último virou símbolo da Área Continental.

Apesar de ser uma das primeiras cidades brasileiras, Santos ainda tem muito a se descobrir, a se conhecer, a preservar e a mostrar. Na ilha, prédios, shoppings, hipermercados, teatros e cinemas, mas Santos não acaba no mar. A cidade floresce na serra, abrindo um mundo novo. É a Santos rural e caiçara. Santos de contrastes, contrastes que sempre marcaram sua história.

Fauna e Flora de Santos - Bacupari

Bacupari

Jacas

Jacas

Poço Verde - Bairro Caruara

Poço Verde – Bairro Caruara

Ostras

Ostras

Fauna e Flora de Santos - Siri Azul

Siri Azul

Sapo de chifre – endêminco do Brasil, encontrado na serrapilheira

Sapo de chifre – endêminco do Brasil, encontrado na serrapilheira

Atobá

Atobá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para saber mais sobre a cidade de Santos, clique aqui

 




Deixe uma resposta