Ekôa Park: um paraíso ecológico no Paraná

Na cidade de Morretes, em meio à Serra do Mar paranaense, o Ekôa Park tem a proposta única de oferecer experiências que reconectam os visitantes com a natureza. O parque, que protege uma reserva de 238 hectares, está dentro da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do país.

Ekôa Park
Foto por Divulgação / Ekôa Park

Aumentar a consciência ecológica das pessoas, divulgando a importância de preservar a natureza e a biodiversidade, é um dos objetivos do Ekôa Park. Isso é especialmente marcante se levarmos em conta que a Mata Atlântica sofre há séculos com o desmatamento e a exploração predatória.

Foto por Patrícia Chemin

Além da semelhança com o termo “eco”, “ekôa” no tupi-guarani significa “morada”. Entre ecoturismo e atividades de aventura, as atrações do parque combinam lazer com educação ambiental, sendo um passeio perfeito para pessoas de todas as idades.

Ekôa Park
Foto por Patrícia Chemin

Entre as opções, há três trilhas na Mata Atlântica, das mais leves a um nível moderado, e todas muito bem estruturadas. Pelos caminhos, existem árvores majestosas, rios cristalinos e aves endêmicas, além de algumas surpresas, como intervenções artísticas.

Foto por Patrícia Chemin

Aliás, há obras de arte em vários pontos do parque, criadas pelo artista plástico Tony Reis. Elas misturam a vegetação natural com objetos do cotidiano e elementos lúdicos, para lembrar que somos todos parte da natureza. O Ekôa Park também conta com uma projeção de um vídeo em 180° que conta a história de Morretes e o Corredor dos Sentidos – um túnel sensorial pela mata.

Ekôa Park
Foto por Patrícia Chemin

Quem prefere um pouco mais de aventura vai curtir o circuito de arvorismo (com 240 metros de extensão), a tirolesa sobre o lago, a bolha humana e o voo cativo de balão (com a opção de descer de rapel).

Foto por Patrícia Chemin

Já o coração do parque é o Tekôa, área de pedagogia prática com foco em atividades sustentáveis. Ali acontecem oficinas sobre tecnologias sustentáveis, técnicas construtivas de baixo impacto e plantio de alimentos no sistema agroflorestal.

Ekôa Park
Foto por Patrícia Chemin

O restaurante Oka Gastronomia faz parte da estrutura do Ekôa Park e oferece pratos variados à la carte (incluindo o tradicional barreado de Morretes) e também cestas de piquenique para comer ao ar livre. Os ingredientes usados são frescos e, em sua maioria, produzidos no próprio parque ou por produtores da região.

Foto por Divulgação / Ekôa Park

Para completar a estrutura, há playground, espaço lúdico para bebês, loja com produtos e artesanato locais, estacionamento, bicicletário e sanitários com acessibilidade.

Serviços – Ekôa Park

Estrada da Graciosa, km 18,5 – São João da Graciosa, Morretes/PR

Funcionamento: de sexta a domingo e feriados, das 9h às 17h

Ingresso: a partir de R$ 60,00 (inteira) – algumas atrações são pagas à parte. Pode ser adquirido pelo site oficial do parque.

* visitas são limitadas a 125 pessoas por dia e é necessário agendamento prévio

Contato: (41) 98723-2580 / contato@ekoapark.com.br

Mais informações em: ekoapark.com.br

Foto destaque por: Patrícia Chemin