Search
quarta-feira 20 março 2019
  • :
  • :

Meio Ambiente da cidade de São Paulo

meio ambiente

Represa Billings. Foto José Cordeiro

Verde que te quero verde

Apesar de toda a concentração humana, de tantas edificações, avenidas, trânsito e agitação, São Paulo tem ao seu redor grandes áreas verdes preservadas que constituem uma riqueza ambiental, valorizada por órgãos nacionais e internacionais. Vale dizer que todo o sistema de proteção dessas áreas é frágil, sem conscientização pública e a devida fiscalização, pois, como um imã, esta cidade atrai todos os anos um incontável contingente de pessoas vindas do mundo inteiro que, como um agravo, ameaçam essas zonas verdes com a especulação imobiliária e invasões ilegais.

 

Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo

A Unesco instituiu a Reserva da Biosfera que abriga áreas de relevante valor ambiental para o globo e, consequentemente, para a humanidade. Criada em 1994 e certificada pela Unesco, a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, que faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, possui uma área de 1.610.710 hectares e abrange 73 municípios, contemplando os biomas Mata Atlântica e Cerrado.

É composta de Unidades de Conservação Estaduais, em sua maioria administradas pelo Instituto Florestal da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. São elas o Parque Estadual Albert Löefgren, o Parque Estadual da Cantareira, o Parque do Jaraguá, a Reserva Florestal do Morro Grande, o Parque Estadual do Jurupará, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Estação Ecológica de Itapeti, além de Zonas Tampão, como as Áreas de Proteção de Mananciais, o Parque Nascente do Rio Tietê, a Área Tombada da Serra do Japi, e inúmeras outras APAs – Áreas de Proteção Ambiental.

meio ambiente

Parque Cantareira. Foto José Cordeiro

Serra da Cantareira

Um dos grandes respiradouros de São Paulo, esta serra está inserida na capital e nos municípios de Caieiras, Guarulhos e Mairiporã. São quase 8 mil hectares de Área de Proteção Ambiental. A Cantareira foi peça-chave na captação de água para São Paulo, já no século XIX.  Para a construção do reservatório no Rio da Pedra Branca, foi construída a linha férrea Tramway Cantareira.  Ela também  é conhecida como Trenzinho da Cantareira, tema da canção “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. Contém muitos mananciais e nascentes, como a do córrego Cabuçu de Baixo. Sua topografia inclui montanhas, como o Pico do Jaraguá, com 1.135 metros de altitude.

 

Áreas de Proteção Ambiental

APA Municipal Bororé-Colônia

APA Mananciais Billings e Guarapiranga

APA Capivari-Monos

APA Estadual Parque e Fazenda do Carmo

 

Parques Naturais Municipais

Bororé, Varginha, Itaim, Jaceguava, Itaim, Fazenda do Carmo e Bororé

 

Para saber mais sobre meio ambiente, cultura e turismo em São Paulo, clique aqui

 




Deixe uma resposta