As dunas de Florianópolis são belíssimos atrativos turísticos e esportivos, como o sandboard (surfe de areia). Elas proporcionam vistas maravilhosas e abrigam um ecossistema próprio. Duna é o acúmulo de sedimentos, no caso a areia, formado pela ação dos ventos. Existem dois tipos de dunas: a duna estacionária (fixa) e a duna migratória (móvel). Dessa forma, as dunas estacionárias se caracterizam pela fixação dos grãos de areia que se unem pela umidade. Assim sendo, com os grãos unidos, surge vegetação típica e, consequentemente, animais em busca de alimento e abrigo.
Portanto, é imprescindível a preservação das dunas de Florianópolis na manutenção da fauna e flora locais. Podemos observar várias espécies de vegetação com exemplares de: philoxerietum, acariçoba, hypoxis-atlântica, grama-da-praia, pinheirinho-da-praia, tiririca-da-praia, batateira-da-praia, beldroega-da-praia, spartina-ciliata, remirea marítima, entre outros. Em relação aos animais, temos: répteis, anfíbios e aves.
Desde a década de 1980, a preocupação na preservação das dunas de Florianópolis, fez com que o poder público criasse decretos com a finalidade de transformar essas áreas em locais protegidos por lei.
São eles:
Decreto Municipal n° 231/88
Área: 453 hectares
No coração de um dos destinos turísticos mais procurados na Ilha de Santa Catarina, o Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição compreende uma área de 463 hectares entre a Avenida das Rendeiras e a Praia da Joaquina. Desta forma, foi criado em 1988, o Parque para proteger o campo de dunas móveis, fixas e semi-fixas existentes no local.
Enfim, os dados e números dos decretos foram fornecidos pela Fundação do Meio Ambiente de Florianópolis – FLORAM.
Decreto n° 112/85
Área: 953,5 hectares
É um campo de dunas fixas, semi-fixas e móveis, que se estendem da Praia do Moçambique pela planície do Rio Vermelho até próximo da área urbanizada dos Ingleses.
Decreto n° 112/85
Área: 91,5 hectares
É um campo de dunas fixas, semi-fixas e móveis, situado ao longo da praia dos Ingleses paralela a Estrada Geral do Santinho, com profundidade variável.Dunas da Barra da Lagoa
Lei Municipal n° 3711/92
Área: 6,6 hectares
Área constituída por dunas móveis e fixas de baixa altitude, formando um cordão litorâneo ao longo da praia da Barra da Lagoa e que tem sua continuidade ao longo da Praia do Moçambique.
Decreto n° 112/85
Área: 121 hectares
É um campo de dunas fixas, semi-fixas e móveis, situado ao longo da praia do Campeche.
Decreto n°112/85
Área: 5,9 hectares
É um campo de dunas fixas, semi-fixas e móveis, situado ao longo da praia.
Decreto n°112/85
Área: 24,2 hectares
É um campo de dunas fixas, semifixas e móveis, situado ao longo da praia.
Para saber mais sobre cultura, meio ambiente e turismo de Florianópolis, clique aqui
A emoção da velocidade está prestes a tomar conta de São Paulo. Entre os dias…
Nova experiência enogastronômica estreia em novembro e combina identidade e inovação com sazonalidade Foto por…
Com arquitetura que se funde à natureza e serviços personalizados, o hotel oferece uma imersão…
Com o "Fórum Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África - Nossos Lugares em Partilha" no…
Com o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville promete experiências inesquecíveis…
De quinta (30/out) a sábado (01/nov), Orquestra interpreta peça inspirada nas paisagens da região da…