Fernando de Noronha: bem-vindo ao paraíso

por Gabriela Ferreira Camargo

O Arquipélago de Fernando de Noronha é formado por vinte e uma ilhas de origem vulcânica, numa extensão de 26km². Sua ilha principal (a maior de todas) se chama, também, Fernando de Noronha e é a única habitada.

Programar uma viagem para este destino pode significar a realização de um sonho para a maioria dos brasileiros. É um paraíso à 545 Km da costa e com 17 km² de belas paisagens e animais endêmicos (que só existem lá), um dos motivos para o local ter se tornado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Atualmente, existem três voos diários que partem para a ilha, saindo de Recife e Natal, e são necessários pelo menos cinco dias para usufruir dos principais atrativos, mas para conhecer Noronha de verdade, é necessário muito mais que isso.

Fernando de Noronha
Praia do Leão

Incríveis passeios

Fernando de Noronha se divide em Área de Proteção Ambiental e Parque Nacional Marinho, logo, existem regulamentações rígidas e multas altas para quem não se comporta adequadamente. Além disso, é cobrada uma taxa diária chamada TPA (Taxa de Preservação Ambiental), no valor de R$ 106,00.  Essa taxa permite acesso dos turistas às atrações do Parque.  Nele estão incluídas algumas das praias mais conhecidas de Noronha, como a Praia do Leão, Praia da Atalaia, Praia do Sueste, Praia do Sancho e Baía dos Porcos.

Uma das principais atividades pagas é o passeio de barco para avistar os Golfinhos Rotadores, que estão entre os moradores mais simpáticos do local.  Existe também o Ilhatour que é feito em 4×4 e possui paradas para banho nas principais praias da ilha. E por último, mas não menos importante, o mergulho de profundidade e de batismo (para quem não possui curso).

Vale lembrar que a parte mais bonita do Arquipélago é o fundo do mar, então leve suas nadadeiras e snorkel! Lá existem lojas onde os esquecidos podem adquirir os equipamentos de mergulho, porém por um preço desfavorável.

Falando em preço, como tudo o que chega na ilha principal vem por avião ou barco, prepare-se para valores bem altos nos produtos do mercadinho da ilha.

Fernando de Noronha
Ilha São José em Fernando de Noronha. Fotos divulgação

Principais pontos turísticos

Fica difícil escolher os lugares mais bonitos, porém, existem pontos que necessitam agendamento prévio, por possuírem um ecossistema mais vulnerável.

Dentre os atrativos de Fernando de Noronha que devem ser agendados na sede do ICMBio estão:

  • O Morro dos Abreus, constituído por uma piscina natural com águas cristalinas, ao fim de uma trilha que proporciona a vista de uma linda paisagem.  Porém, é necessário fazer um mini “rapel” depois de uma trilha de cerca de 30 minutos para chegar a piscina, então, não é um passeio recomendado para pessoas com mobilidade reduzida e é recomendada a visita acompanhada de um guia credenciado.
  • A Praia da Atalaia, uma piscina natural lindíssima que forma um berçário marinho, localizada ao fim de uma trilha de 20 minutos. Em algumas épocas do ano, é possível avistar filhotes de tubarão, polvo, moreia e peixes variados.
  • A Ilha São José, que só é possível acessar duas vezes por mês no horário da maré mais baixa. Abre-se um caminho na ponta da ilha principal que leva até uma piscina natural na Ilha São José. O passeio deve terminar antes que a maré suba!
  • Trilhas: Existem três trilhas que devem ser agendadas e só podem ser visitadas com a presença de um guia credenciado. A Pontinha-Caieiras termina na Praia da Atalaia e a Capim-Açu contorna toda a costa da ilha, tendo 9 horas de duração. Apesar do esforço, o passeio compensa cada segundo. Nestas trilhas, é possível se deparar com diversas aves que ainda não temem a presença humana.

Programe-se!

Existem também os locais que não necessitam agendamento prévio, dentre eles, estão as lindas praias do cachorro, baía do sueste (onde é possível mergulhar com tartarugas marinhas que utilizam o local para se alimentar), Praia do americano, do Boldró, da Conceição (boa para surfar), praia do Bode, do meio, do leão, do porto e muitas outras. Têm-se também fortes, igrejas, a vila prisional e a prefeitura que se localiza no histórico palácio de São Miguel.

Coisas interessantes sobre Fernando de Noronha

Fernando de NoronhaNoronha possui uma lagartixa endêmica que pode ser encontrada em todos os lugares e não teme o homem. Este bichinho simpático vai aparecer toda vez que você abrir seu lanche para ver o pôr-do-sol no mirante do Boldró.

Fernando de Noronha é considerada um dos melhores lugares do mundo para fazer mergulho de profundidade, possuindo diversos pontos e escolas de mergulho e águas cristalinas.

Uma vez por mês, é possível assistir o pôr-do-sol e o nascer da lua simultaneamente na praia Air France.  Além disso o arquipélago está na rota de migração das baleias jubarte, que podem ser avistadas de julho a outubro em qualquer local da ilha.

Existem duas estações em Fernando de Noronha, uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (março a julho). Em uma metade do ano o mar de fora está mais agitado e o mar de dentro (parte virada para o continente) está calmo, na outra metade a situação se inverte.

Como são muitas belezas constituindo a famosa “esmeralda do atlântico”, faremos alguns artigos oferecendo diversas dicas e detalhes deste lugar mágico.

Gabriela Ferreira Camargo 
Mestranda em Turismo – Universidade de São Paulo (EACH-USP) 

 

Visite o portal Cidade e Cultura para mais dicas de cultura, arte e turismo em outros pontos turísticos