Cuiabá tem boa gastronomia e natureza exuberante

Principal ponto de partida para quem visita o Pantanal e a Chapada dos Guimarães, Cuiabá respira verde e oferece aos visitantes uma gastronomia única e diferenciada. Apesar de ser uma capital, o clima de cidadezinha do interior paira aos arredores, em parte, devido a suas largas ruas arborizadas e muitas igrejinhas espalhadas aqui e ali. Com inúmeros encantos, é possível encontrar lazer e diversão para adultos e crianças em todas as épocas do ano, visto que faz calor em todas as estações e com temperaturas batendo acima dos 30oC.

Localizada estrategicamente no centro da América do Sul, Cuiabá fica entre o Pantanal, Cerrado e um pedaço da Amazônia, garantindo muitas áreas verdes e de natureza esplêndida – algumas até intocadas. Rodeada de vegetação nativa, rios, cascatas de água, cachoeiras e com parte de seu território dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, é destino ideal para os amantes de turismo de apreciação e aventura.

Foto por: Flávio André/MTur

A capital ainda oferece um leque de opções de passeios ao ar livre em parques como o Horto Florestal, bosque onde o visitante pode desfrutar de um ambiente com muito verde e se tiver sorte, contemplar, pássaros, macacos, tatus e outros pequenos moradores do local.

Para quem gosta de animais, a visita ao zoológico é indispensável. O Zoológico da UFMT é uma ótima opção de passeio para crianças e adultos. O espaço abriga aproximadamente 500 animais dentre eles, aves, répteis e mamíferos, divididos em 80 espécies diferentes, que podem entreter o público e também proporcionar conhecimento sobre a fauna regional.

Outro local que deve entrar na lista de “must see” é o aquário. Um dos locais mais visitados de Cuiabá, o Aquário Municipal Justino Malheiros, garante a observação de aproximadamente 20 espécies de peixes da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia. Entre os peixes estão pacu, piranha, piraputanga, jaú, cachara, além de tartarugas. A entrada é franca.

Flávio André/MTur

O centro histórico, assim como outras cidades brasileiras, foi construído no período colonial e preserva parte da memória por meio de construções quase que intactas – muitas delas foram tombadas como Patrimônio Histórica pelo IPHAN. Uma das mais impressionantes é o Museu do Morro da Caixa d’Água, espaço artístico ambientado em uma antiga caixa de água que data 1882. O local possui um acervo de fotografias que contam a história da cidade.

Flávio André/MTur

Construído em 1910, a Casa do Artesão é um dos  melhores lugares na capital de Mato Grosso para compra de artesanato. Lá você poderá encontrar vasos em cerâmica, tapetes, quadros, bolsas, camisetas, redes, doces, biscoitos, livros entre outros. No local também há um pequeno café com iguarias regionais.

Sem passar despercebida, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho é uma das mais belas arquiteturas de Cuiabá. Em anexo, há um museu dedicado à arte sacra, com alguns itens que também contam sobre a história da cidade e a escravidão no Brasil.

Flávio André/MTur

Considerada um marco cuiabano, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito adora dois santos. Apesar de parecer simples a primeira vista, o santuário data o ano de 1730 e é um exemplo da típica arquitetura colonial, além de contar com detalhes em barroco e rococó.

Os museus também são grande atrativo na capital. Inclua na lista o Museu Histórico do Mato Grosso, o Museu do Rio e o Museu de História Natural Casa Dom Aquino.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destaque por: Flávio André/MTur