0 Home-Destaque - banner principal

Colina: a cidade do cavalo

O município paulista de Colina está a 400 km da capital do estado e é nacionalmente conhecido por seus plantéis de cavalos, levando o título de “Capital do Cavalo”, de onde saíram inclusive cavaleiros hípicos consagrados em competições esportivas mundiais.

Foto por MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

A Raça Brasileiro de Hipismo na APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Alta Mogiana, com diversos criadores na cidade, são os animais utilizados pela Cavalaria de Patrulhamento Militar “9 de Julho” da Capital Paulista.

A cidade tem um museu dedicado ao cavalo, o Museu Municipal do Cavalo deColina,fundado em 2017, que resgata e conserva um rico acervo de objetos, documentos, obras de arte e fotografias relacionados a fatos sociais, esportivos e políticos que influenciaram a cidade a receber o título de “Capital Nacional do Cavalo”.

Outro ponto turístico é o Museu Histórico Municipal, instalado na antiga Estação Ferroviária, com suas características arquitetônicas originais cuidadosamente preservadas onde hoje está o Centro de Informações ao Turista.

A Ponte Alice Dias, importada da Inglaterra e inaugurada em 1936, que teve sua construção idealizada com a finalidade de ligar a parte superior à inferior da cidade em relação à linha férrea para evitar os riscos de acidentes a que se expunham os transeuntes que ali atravessavam, é um dos cartões-postais locais, assim como o Parque Débora Paro, com vegetação preservada, sendo cenário para fotografias e observação de pássaros.

O Recinto Municipal 9 de Julho éo palco de grandes eventos e onde acontece no mês julho a Festa do Cavalo de Colina com shows e provas hípicas, encontro automobilístico, motocross e aulas de equitação e equoterapia.

Para quem gosta de conhecer igrejas, a da Matriz guarda belas imagens religiosas pintadas no teto e réplicas de lustres antigos, além de ter o maior sino do interior do estado de São Paulo, que desde 2015 encontra-se exposto na praça da igreja.

O artesanato local também tem como tema o cavalo, podendo ser encontradas celas feitas à mão e artefatos para montaria.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Fórum Nacional de Turismo Religioso acontece em Congonhas em novembro

Cidade mineira reforça sua vocação como destino de fé ao receber evento que reunirá especialistas…

21 horas atrás

Holiday Inn Parque Anhembi – A Casa do Carnaval de São Paulo

Mais uma vez, o Holiday Inn Parque Anhembi, hotel pertencente a rede IHG Hotels &…

21 horas atrás

Marriott São Paulo Airport garante novo ciclo do selo ESG Pulse com avanços em governança

Divulgação O Marriott São Paulo Airport Hotel, empreendimento da Rede Deville, foi recertificado com o…

2 dias atrás

Tecnologia própria da Aero Service agiliza atendimento VIP em aeroportos

A Aero Service, empresa especializada em serviços de recepção e apoio em aeroportos, apresenta seu…

2 dias atrás

L’Étape Brasil transforma Serra Negra na capital do ciclismo amador

Crédito: Acerola Audio Visual Em 2026, Serra Negra passa a integrar o calendário do L’Étape…

2 dias atrás

Pé na areia, conforto e descanso: a proposta do Summit Beach Hotel Boiçucanga

Divulgação Planejar férias em família costuma envolver uma série de expectativas: descanso, tempo de qualidade…

4 dias atrás