0 Home-Destaque - banner principal

Colina: a cidade do cavalo

O município paulista de Colina está a 400 km da capital do estado e é nacionalmente conhecido por seus plantéis de cavalos, levando o título de “Capital do Cavalo”, de onde saíram inclusive cavaleiros hípicos consagrados em competições esportivas mundiais.

Foto por MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

A Raça Brasileiro de Hipismo na APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Alta Mogiana, com diversos criadores na cidade, são os animais utilizados pela Cavalaria de Patrulhamento Militar “9 de Julho” da Capital Paulista.

A cidade tem um museu dedicado ao cavalo, o Museu Municipal do Cavalo deColina,fundado em 2017, que resgata e conserva um rico acervo de objetos, documentos, obras de arte e fotografias relacionados a fatos sociais, esportivos e políticos que influenciaram a cidade a receber o título de “Capital Nacional do Cavalo”.

Outro ponto turístico é o Museu Histórico Municipal, instalado na antiga Estação Ferroviária, com suas características arquitetônicas originais cuidadosamente preservadas onde hoje está o Centro de Informações ao Turista.

A Ponte Alice Dias, importada da Inglaterra e inaugurada em 1936, que teve sua construção idealizada com a finalidade de ligar a parte superior à inferior da cidade em relação à linha férrea para evitar os riscos de acidentes a que se expunham os transeuntes que ali atravessavam, é um dos cartões-postais locais, assim como o Parque Débora Paro, com vegetação preservada, sendo cenário para fotografias e observação de pássaros.

O Recinto Municipal 9 de Julho éo palco de grandes eventos e onde acontece no mês julho a Festa do Cavalo de Colina com shows e provas hípicas, encontro automobilístico, motocross e aulas de equitação e equoterapia.

Para quem gosta de conhecer igrejas, a da Matriz guarda belas imagens religiosas pintadas no teto e réplicas de lustres antigos, além de ter o maior sino do interior do estado de São Paulo, que desde 2015 encontra-se exposto na praça da igreja.

O artesanato local também tem como tema o cavalo, podendo ser encontradas celas feitas à mão e artefatos para montaria.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Da Redação

Posts Recentes

Caminhos da Fé e Criatividade destaca turismo religioso e inovação no Brejo Paraibano

Divulgação Memorial Padre Ibiapina Entre os dias 11 e 13 de novembro, o Sebrae Paraíba,…

9 horas atrás

 10ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura da Roça em Gonçalves, no sul de Minas

Entre sabores, gestos e memórias, o festival reúne mestres quitandeiras, chefs convidados, produtores regionais e…

9 horas atrás

CONCERTOS DA OSESP NO TEATRO B32 EM NOVEMBRO

Apresentações na casa localizada na Avenida Faria Lima trazem recorte do que está sendo mostrado…

10 horas atrás

Plaza Shopping Itu conta com Chegada do Papai Noel neste sábado (15) e inauguração da Árvore de Natal Gigante

No próximo sábado, dia 15, será a estreia da decoração interna do centro de compras…

11 horas atrás

Aurora Boreal: Filme brasileiro explica tempestade solar

No filme Aurora Boreal: O Amor em Forma de Luzes e Cores, Marco Brotto explica…

11 horas atrás

Mercadão e Kinjo Yamato recebem programação cultural com 12 atrações gratuitas

Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a Mercado SP promove uma agenda que…

1 dia atrás