Colina: a cidade do cavalo

O município paulista de Colina está a 400 km da capital do estado e é nacionalmente conhecido por seus plantéis de cavalos, levando o título de “Capital do Cavalo”, de onde saíram inclusive cavaleiros hípicos consagrados em competições esportivas mundiais.

Foto por MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

A Raça Brasileiro de Hipismo na APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Alta Mogiana, com diversos criadores na cidade, são os animais utilizados pela Cavalaria de Patrulhamento Militar “9 de Julho” da Capital Paulista.

A cidade tem um museu dedicado ao cavalo, o Museu Municipal do Cavalo deColina,fundado em 2017, que resgata e conserva um rico acervo de objetos, documentos, obras de arte e fotografias relacionados a fatos sociais, esportivos e políticos que influenciaram a cidade a receber o título de “Capital Nacional do Cavalo”.

Outro ponto turístico é o Museu Histórico Municipal, instalado na antiga Estação Ferroviária, com suas características arquitetônicas originais cuidadosamente preservadas onde hoje está o Centro de Informações ao Turista.

A Ponte Alice Dias, importada da Inglaterra e inaugurada em 1936, que teve sua construção idealizada com a finalidade de ligar a parte superior à inferior da cidade em relação à linha férrea para evitar os riscos de acidentes a que se expunham os transeuntes que ali atravessavam, é um dos cartões-postais locais, assim como o Parque Débora Paro, com vegetação preservada, sendo cenário para fotografias e observação de pássaros.

O Recinto Municipal 9 de Julho éo palco de grandes eventos e onde acontece no mês julho a Festa do Cavalo de Colina com shows e provas hípicas, encontro automobilístico, motocross e aulas de equitação e equoterapia.

Para quem gosta de conhecer igrejas, a da Matriz guarda belas imagens religiosas pintadas no teto e réplicas de lustres antigos, além de ter o maior sino do interior do estado de São Paulo, que desde 2015 encontra-se exposto na praça da igreja.

O artesanato local também tem como tema o cavalo, podendo ser encontradas celas feitas à mão e artefatos para montaria.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: MARCO AURÉLIO ESPARZA, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons