Candomblé, Xangô, Tambor de Mina… a rica herança dos povos africanos

Escrever sobre religião na Bahia, é falar de praticamente todas. É sabido que aqui o ponto mais atraente é justamente a religiosidade de seu povo. Entretanto, em vez de falar de todas, vamos apontar a mais forte, com maior número de adeptos e, ao mesmo tempo, a mais misteriosa, e a que mais sofre preconceitos: O CANDOMBLÉ.

ORIGEM

A influência do Candomblé vem do continente africano. A África é o ponto de referência, porém essa religião nasceu nas senzalas brasileiras. Não podemos esquecer que, nos tempos em que os negros tornaram-se escravos, provinham de vários povos distintos uns mais avançados que os outros e portanto com religiões diferentes. Na realidade houve uma grande união das “energias” (orixás) e uma simbiose de todas essas religiões.

BRASIL

O Candomblé, com a união de vários povos africanos e suas diferentes crenças, espalhou-se por todo o território brasileiro com nomes diferentes. Em Pernambuco e Alagoas, chama-se Xangô. No Maranhão, Tambor de Mina. E no Rio Grande do Sul, Batuque.

ORIXÁS

Olodumaré é o senhor do céu, seguido pelos orixás – seres espirituais. São inúmeros os orixás e cada um deles tem sua personalidade marca[1]da por algum elemento da natureza, tornando-se seu protetor e guardião. Exemplo: Ôssanha conhecido como Babá Ewê ou Obá-Offa, orixás das folhas e seus segredos medicinais, do ecossistema, da biodiversidade e do meio ambiente. Filho de Iemanjá e Oxalá, desde pequeno vivia sozinho no mato aprendendo o segredo das ervas, tornou-se o curandeiro e o patrono da medicina natural. Os nomes de cada orixá variam muito.

MAIS CONHECIDOS

Exu – senhor dos caminhos. É o mensageiro e também o que indica.
Oxossi – senhor das florestas, onde vive e caça.
Oxalá – mais importante orixá, dono da argila e da criação.
Iemanjá – domina as profundezas das águas.
Nanan – o orixá mais antigo do mundo, é considerada pré-histórica.
Ogun – irmão de Oxossi e Exú. Um dos mais próximos do homem. Senhor da guerra e do trabalho.

SINCRETISMO

Exu – Santo Antônio
Iansã – Santa Bárbara
Iemanjá – Nossa Senhora da Glória
Nanan – Nossa Senhora de Sant’Anna
Ogun – São Jorge
Oxalá – Jesus Cristo

CURIOSIDADE

Ôssanha tem uma pequena entidade que o acompanha em suas andanças na fl oresta. Seu nome é Aroni, um menino negro com apenas uma perna, uma orelha e um olho maior que o outro. Muito semelhante ao nosso Saci Pererê, que vem da mitologia indígena.