Banda Blow Up

santos-artes-musica-blow-up-bx

Em 1965, nascia em Santos, no bairro do Macuco, o grupo The Black Cats, formado pelos amigos Robson, Hélio, Tivo, Zé Luís, Nelson e Adalberto. Com muito talento, os garotos ensaiavam e depois reproduziam versões fiéis dos discos que chegavam do exterior ao Porto de Santos. Na onda da Jovem Guarda, começaram a tocar em bares e clubes da região. A fama local levou os rapazes a se apresentarem no programa “Almoço Musicado” de Hugo Santana, na extinta tevê Excelsior. Logo em seguida, conheceram o cantor e compositor mineiro Zegê (mais tarde conhecido por Zé Geraldo), que os convidou a acompanhá-lo em seus shows e gravaram dois compactos pelo selo Mocambo. Três anos depois, por já existir outro grupo com o nome Black Cats, mudaram para Blow Up, baseado em um filme homônimo do cineasta italiano Antonioni.

Em 1969, assinaram contrato com a gravadora Caravelle, e gravaram o seu primeiro disco, chamado Blow Up. O álbum mesclava composições cantadas em português, com versões em inglês, como “Time Of The Season”, da banda Zombies, “Let Me”, de Paul Revere & The Raiders, “My Special Angel” da Vogues, entre outras. No ano seguinte foram convidados a participar do filme Se Meu Dólar Falasse, estrelado por Grande Otelo e Dercy Gonçalves. O segundo álbum veio em 1971, conhecido por Expresso 21. Lobão assume o vocal, em substituição a Zé Luís. Estes dois álbuns, hoje em dia, integram as listas dos mais procurados por colecionadores, inclusive internacionais, sendo que o segundo tem sua capa publicada no livro 1001 Records Collector Dreams, do pesquisador austríaco Hans Pokora. Em 1972, a banda lançou um compacto simples, chamado Quem Manda Nesse Mundo É o Dinheiro.

O sucesso comercial veio quando o grupo assinou contrato com a Philips. A canção “Rainbow”, lançada em compacto pela nova gravadora, alcançou as paradas de sucesso, entrou na trilha sonora da novela “Anjo Mau” da Rede Globo e, com ela, o grupo obteve a primeira colocação no “Globo de Ouro”. A faixa também foi apresentada especialmente no programa “Fantástico”. Em 1977, gravaram mais um compacto, Pamela Poon Tang. A faixa desse single também faria parte da compilação Sua Paz Mundial — Volume 4. Com um público fiel, que lota todas as suas apresentações, a banda hoje executa — com perfeição — sucessos dos Beatles (sua especialidade) e de outros grandes artistas dos anos 1970, como Creedence Clearwater Revival, Elton John, America, Deep Purple, Bee Gees, e até de grupos mais recentes, como o R.E.M.

Formação atual:

Violão/Guitarras/Voz — Lobão;

Violão/Guitarras/Back — Edu;

Violão/ Guitarras/Back — Lando;

Contrabaixo/Back – Aguinaldo;

Bateria/Percussão/Back e Voz — Hélio

Teclado e Voz – Lapetina

Sax/Flauta/Back – Alex.

Fonte: Divulgação Blow Up

Para saber mais: cidade de Santos