Associação Recreativa e Cultural Afro Brasileira em Bragança

Associação Recreativa e Cultural Afro Brasileira em BragançaAssociação Club de Escravos

Em 1881, a pequena Bragança Paulista ganhou destaque nacional ao ser manchete nos jornais e periódicos do país, pois chamou a atenção das grandes cidades pela ação corajosa, de um grupo de escravos, que fundou a Associação Club dos Escravos, um ato completamente impensável para os padrões daqueles tempos e chegou a receber doações de simpatizantes da causa abolicionista, para que esse trabalho tivesse continuidade. O clube promovia a manutenção de uma escola primária para escravos, trabalhos para a extinção da escravatura em todo o Brasil e a facilitação da fuga das fazendas, entre outras atividades. Como era de se esperar, a ação do grupo foi sufocada e o mesmo se extinguiu.

CRB 13 de Maio

Em 1934, foi fundado um novo grupo, considerado “remanescente” do clube dos escravos, chamado Clube Recreativo e Beneficente 13 de Maio – CRB 13 de Maio. As festas e os bailes promovidos pelo CRB originaram um grupo que tradicionalmente se apresentava no carnaval, e fazia parte da história das escolas de samba da cidade. Em 1988, mais uma importante referência da Cultura Afro foi fundada em Bragança: a ARCAB (Associação Recreativa e Cultural Afro-Brasileira). Com sede no bairro do Matadouro, a associação atua como mantenedora do Clube Recreativo e Beneficente 13 de Maio. Ambas são parceiras na promoção de atividades que visam promover a socialização dos conteúdos da Cultura Afro-Brasileira.

Ao longo dos anos, a ARCAB tem realizado exposições de trabalhos, oficinas de habilidades, atividades educativas, concursos de beleza com o objetivo de elevar a autoestima, e a difusão dos temas “Arte e Cultura Afro-Brasileira e Cidadania”, visando despertar nos cidadãos a criticidade, a participação e a conscientização sobre as questões sociais, culturais e políticas que envolvem a comunidade onde vivem. A ARCAB tem assento nos Conselhos Municipais de Saúde, Cultura, Conselho Gestor da Fundação Casa e do Conselho Comunitário da FM 105 – Rádio O Caminho; e é Membro da Comissão Estadual e Nacional dos Clubes Sociais Negros.

Fonte: Release oficial ARCAB

Para saber mais sobre Bragança Paulista, clique aqui