Os artesãos das Serras Catarinense e Gaúcha transbordam criatividade na utilização dos recursos naturais ao seu dispor, e com eles confeccionam inúmeras peças que traduzem de maneira significativa toda a herança e realidade dos precursores dessa região, produzindo peças que enchem nossos olhos. São várias lojas especializadas que podemos visitar e onde podemos comprar e, assim, conhecer mais um pouco da região.
Originário das plantas denominadas Salix, conta com cerca de 400 espécies típicas, adaptadas a climas temperados e frios. Uma das mais conhecidas é o salgueiro-chorão. A partir de seus ramos é que se prepara o vime que, há séculos, é utilizado na confecção artística de peças de cestaria e em móveis. A cidade de Rio Rufino é um grande polo de produtos feitos de vime.
Quando pensamos nos moradores das serras, pensamos em seus trajes típicos e o poncho é um de seus itens marcantes. Feitos de lã natural e tingidos artesanalmente, são eles que os serranos vestem durante o intenso inverno. A pele de carneiro por baixo e o poncho por cima formam uma barreira perfeita contra o vento frio e cortante nos dias de temperatura mais baixa. Na região, podemos encontrá-los ainda confeccionados à moda antiga, agregando valores culturais inestimáveis a essa peça de vestuário. E o resultado de toda essa tradição no preparo da lã, desde a tosquia até o novelo, podemos ver na Kantu Kente Artesanato em Lã cujo trabalho aparece em suas criações de casacos, ponchos, cachecóis, entre outros artigos.
Onde: Rod. ERS-020 – (54) 99915-2771 – Cambará do Sul.
Onde: Av. Osvaldo Aranha, 2.606 – (54) 3282-3635 – Canela.
Mostra do artista Ruy Marques Ferreira reúne 24 obras inéditas que exploram memória, instinto e…
O Parque do Caracol, em Canela, convida seus visitantes a celebrarem um Natal inspirado na…
De hambúrgueres plant-based a receitas criativas, descubra endereços que mostram como a culinária vegana conquistou…
Destino sul-americano deve ser hotspot em 2026, segundo relatório da Skyscanner em parceria com o…
Liberdade. Foto por: Rogério Cassimiro - MTUR A Liberdade, coração da cultura japonesa em São…
Vila do Junco une conforto e sustentabilidade nos Lençóis Maranhenses Foto por Divulgação Em meio…