Anápolis, a “Manchester goiana”

Anápolis recebeu o apelido de Manchester goiana, pois, como a verdadeira Manchester, na Inglaterra, é uma cidade industrial. Localizada no coração do Brasil, por ali o turismo de negócio e o religioso se destacam.

Foto por RMPalhares, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons

Mesmo sendo uma cidade com foco na produção industrial, é repleta de praças e áreas de lazer, como o Parque Ambiental Ipiranga, com árvores nativas e cinquentenárias. A Praça Bom Jesus é o mais tradicional cartão-postal de Anápolis. Construída em meados do século XX, mantém seu traçado original, assim como um prédio tombado como Patrimônio Histórico da cidade. Outro parque importante é o Parque da Liberdade, situado numa área de preservação ambiental com extensão de 25 mil m², com uma moderna estrutura, pista de caminhada, lago com cascata, pontes e deck de madeira ao redor.

A Catedral do Bom Jesus da Lapa tem sua história iniciada no começo do século XX, quando em Anápolis viveu uma baiana negra, de nome Terezona (Maria Tereza de Jesus), lavadeira de roupas. Ela trouxe uma estampa do Senhor Bom Jesus da Lapa, introduzindo a devoção ao Filho de Deus. A cada ano, os devotos foram aumentando. Percebendo o crescimento da devoção, o então Vigário da Paróquia de Santana, o espanhol Henrique Isquerdo de Oliver, encampou a festa do Bom Jesus, atraindo-a para a Igreja Matriz, em 1913. A construção da capela do Bom Jesus teve início no ano de 1914, sendo que a primeira festa realizada foi em 1916. Ainda hoje, um grande número de fiéis visita a Catedral para agradecer a milagres ou fazer pedidos.

Um dos pontos turísticos mais visitados na cidade é a Base Aérea de Anápolis, a primeira base aérea brasileira planejada e construída especialmente para receber um tipo específico de avião, os caças de fabricação francesa Mirage IIIE/D, designados na Força Aérea Brasileira como F-103. A operação desses aviões exigia a construção de uma base inteiramente nova e plenamente capacitada a operar aviões supersônicos. A construção começou em 09 de fevereiro de 1970 e a base tornou-se operacional em 23 de agosto de 1972, com a conclusão da pista de pouso.

A cidade oferece muitas atrações durante o ano, como os Jogos da Primavera, a Exposição Agropecuária, o Festival de Inverno, a Feivest, o Encontro Nacional de Coro de Anápolis (ENCOA), a Mostra de Teatro de Anápolis, o Festival Anapolino de Música (FAMU), o Salão Anapolino de Arte, a Semana da Asa (com o evento Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis), o Anápolis Festival de Cinema, o Encontro de Catira, O Festival Anapolino de Viola, a Semana Digiarte, a Semana da Consciência Negra e o Festival Gastronômico.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: RMPalhares, CC BY-SA 3.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0, via Wikimedia Commons