Rio do Fogo tem os mais lindos parrachos do Rio Grande do Norte

Pouco conhecida, Rio do Fogo fica a apenas 72 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, com paisagens paradisíacas, lagoas e piscinas naturais. É uma cidade pequena, com cerca de 10 mil habitantes, sendo na sua maioria pescadores, e praias cercadas de coqueiros.

Foto por JOPLFM, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

No centro, com ruas estreitas, está a pequena Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira local, e a praia de Rio do Fogo, de onde saem e chegam os barcos dos pescadores e as lanchas que fazem passeios na região. A partir dessa praia, você pode embarcar para um passeio aos parrachos mais bonitos do estado. São recifes de corais em alto-mar que formam piscinas naturais rasas e com águas transparentes e quentes. Os mais famosos são os Parrachos de Perobas, que ficam a cerca de 5 km da orla, com acesso pelas lanchas que saem da praia de Rio do Fogo.

Foto por Laerte AM, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

A Praia de Zumbi, a 8 km do centro, é bem tranquila, com areias brancas e cercada por coqueiros. Tem ventos fortes, tanto que estão instaladas ali várias turbinas eólicas. Há buggys e quadriciclos para passeios e uma boa infraestrutura de bares.

Foto por Carla Belke, via Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license, via Wikimedia Commons

A Praia da Pititinga, um pouco mais adiante, a cerca de 17 km de Rio do Fogo pela estrada de terra, é praticamente deserta e ideal para quem busca tranquilidade e privacidade. É uma pequena vila de pescadores, com mar calmo e algumas barraquinhas na praia. É possível ir caminhando até o Rio Punaú, com suas redes e dunas, ou contratar um passeio de buggy para conhecer a região.

Foto por Fabiogurgelamaral, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Vale a pena conhecer também a Lagoa da Cotia, com águas quentinhas e cristalinas perto das margens e com redes dentro d’água, para relaxar totalmente.

Na cidade há um resort que oferece regime de day use, incluindo várias atividades.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: lucianafujii, via Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic license, via Wikimedia Commons