As três aldeias indígenas em Cananeia são de origem Guarani M’Bya. Também conhecidos como embiás, os M’Bya fazem parte do povo guarani e povoam o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.
De cultura riquíssima, preservam rituais muito bonitos e fundamentais para a continuidade nas próximas gerações, como: o Batismo das Crianças, momento em que elas recebem seus nomes indígenas; Batismo das Ervas, para fortalecer os laços espirituais; o Natal; e o Ano Novo que é comemorado no mês de agosto. Seu Deus se chama Nhanderu e o arauto está na figura do Pajé que transmite os conhecimentos espirituais e medicinais, e a “Lei da Natureza” que preconiza a preservação e o respeito, para toda a tribo. Acreditam nos significados dos sonhos; extraem da natureza o sustento; têm o milho e a mandioca como seus principais produtos agrícolas; fazem lindos trabalhos artesanais com cabaças, penas, sementes, madeira e outros que possuem significados sagrados como o chocalho.
Já o Turismo Educativo e o Turismo Ecológico estão proporcionando experiências ímpares, tanto para os próprios índios, tanto para os Juruás, assim chamados os não índios.
As aldeias indígenas em Cananeia são:
Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…
Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…
Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…
No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…