Aldeias Indígenas em Cananeia

Aldeias Indígenas em Cananeia
Ilha do Cardoso, protegida por lei, guarda a cultura e existência da tribo Takuary-Ty, uma das Aldeias Indígenas em Cananeia 

As três aldeias indígenas em Cananeia são de origem Guarani M’Bya. Também conhecidos como embiás, os M’Bya fazem parte do povo guarani e povoam o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai.

Aldeias Indígenas em Cananeia
Artesanato Indígena

De cultura riquíssima, preservam rituais muito bonitos e fundamentais para a continuidade nas próximas gerações, como: o Batismo das Crianças, momento em que elas recebem seus nomes indígenas; Batismo das Ervas, para fortalecer os laços espirituais; o Natal; e o Ano Novo que é comemorado no mês de agosto. Seu Deus se chama Nhanderu e o arauto está na figura do Pajé que transmite os conhecimentos espirituais e medicinais, e a “Lei da Natureza” que preconiza a preservação e o respeito, para toda a tribo. Acreditam nos significados dos sonhos; extraem da natureza o sustento; têm o milho e a mandioca como seus principais produtos agrícolas; fazem lindos trabalhos artesanais com cabaças, penas, sementes, madeira e outros que possuem significados sagrados como o chocalho.

Já o Turismo Educativo e o Turismo Ecológico estão proporcionando experiências ímpares, tanto para os próprios índios, tanto para os Juruás, assim chamados os não índios.

As aldeias indígenas em Cananeia são:

  • Aldeia Takuary-Ty
    Onde: Bairro Acaraú.
  • Pakuri-ty
    Onde: Ilha do Cardoso.
  • Tapy-i
    Onde: Bairro de Rio Branco.

Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista