
No dia 25 de maio de 2025, o bairro do Ipiranga, em São Paulo, será o cenário de um momento inesquecível: a inauguração oficial da Catedral Budista Nikkyoji,nova sede do Budismo Primordial no país.
Com 8 mil m2 de área construída, dentro de um terreno de aproximadamente 5 mil m2, a nova Catedral se torna oficialmente a maior da América Latina, consolidando décadas de dedicação da comunidade e reafirmando os laços espirituais e culturais entre Brasil e Japão.
A construção da nova sede, moderna e imponente, foi idealizada com foco nas novas gerações, e visa acolher tanto os praticantes quanto o público em geral, em um espaço aberto, acolhedor, que promove a fé, a paz e a convivência.
A estrutura possui dois edifícios, alojamento, auditório, salões e ambientes especialmente preparados para atividades religiosas, culturais e educacionais, em localização privilegiada, bem próxima ao Museu do Ipiranga, no bairro que tem uma ligação histórica com a comunidade japonesa.
Presença histórica do 27º Sumo Pontífice Kimura Nitigaku Shounin
A cerimônia de inauguração será marcada pela presença ilustre do Papa Budista, Sumo Pontífice Kimura Nitigaku Shounin, 27º líder espiritual do Budismo Primordial, Honmon Butsuryu Shu, que visita o Brasil acompanhado de uma comitiva de 68 fiéis, vindos de diferentes locais do Japão. Além do Sumo Pontífice, integram a delegação autoridades religiosas como o chefe do Departamento de Expansão, Okai Nitijitsu, e o diretor do Departamento Internacional, Nishimura Seiryo.
A vinda da comitiva faz parte das comemorações dos 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil, e também simboliza o reconhecimento do Brasil como um importante pilar da expansão do budismo na América do Sul. Ao longo da sua breve estadia, os representantes visitarão parte dos 12 templos do Budismo Primordial espalhados pelo país, que reúnem cerca de 10 mil praticantes.
Uma Catedral Budista voltada para o futuro
A nova Catedral, cuja construção foi iniciada em 2023, é fruto de um sonho antigo da comunidade e da visão do padroeiro do budismo no Brasil, Ibaragui Nissui, que chegou ao país em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses, a bordo do navio Kasato Maru. “Estamos realizando o sonho do padroeiro Ibaragui Nissui, de difundir os ensinamentos por todo o país”, afirma o arcebispo do Budismo Primordial no Brasil, Correia Nitiyuu, que lidera a religião no Brasil.
Como gesto simbólico dessa renovação geracional, ao final da cerimônia, representantes das associações de jovens e crianças de várias regiões do Brasil recitarão, em português, o hino de louvor ao Padroeiro Ibaragui Nissui, diante do Altar Sagrado. E, dando continuidade a esse espírito, uma grande comemoração pelos 50 anos da Associação de Jovens será realizada em julho.
Abertura ao público e convite à visitação
A inauguração da nova Catedral é mais do que um marco arquitetônico: é a expressão viva da fé, perseverança e compromisso com as futuras gerações. Um templo que nasce com muita história e gratidão aos antepassados, mas com os olhos voltados para o futuro.
Embora a cerimônia oficial de inauguração seja no dia 25 de maio, a comunidade está convidada a conhecer o novo templo no dia 24 de maio, durante um dia de visitação pública e gratuita, das 10 às 17 horas. E após a inauguração oficial, a catedral estará aberta diariamente para a visitação da comunidade budista, fiéis e interessados, sem necessidade de agendamento.
Será uma oportunidade única para conhecer de perto a grandiosidade do novo espaço e vivenciar um pouco da tradição, da arquitetura e da fé que marcam o Budismo Primordial, com o objetivo de celebrar a espiritualidade, promover a união cultural entre o Brasil e o Japão e marcar a inauguração dessa Catedral, que será uma referência espiritual na América Latina.