cananeia - destaque

Vila do Ariri, uma fronteira disputada

Não podemos falar da Vila do Ariri sem antes mencionar a história de Ararapira.

A Vila do Ariri, atualmente, é um distrito da cidade de Cananeia, porém, já pertenceu ao distrito de Ararapira (criado em 1709), em Guaraqueçaba, estado do Paraná. A história da vila São José do Ararapira remonta ao período em que Marquês de Pombal (1699 – 1782) incentivou o desenvolvimento do então Brasil Colônia. E, Ararapira foi um típico exemplo urbano das regras impostas pelo Marquês.  Ararapira foi citada por Hans Staden em seu livro “Duas Viagens ao Brasil”, e pelo padre jesuíta José de Anchieta em suas famosas cartas que a coloca como um caminho para o Paraguai, ainda no século XVI. Por sua localização estratégica, a Vila de São José se desenvolveu e chegou a abrigar 500 famílias. Possuía um comércio considerado e era famosa por suas festas religiosas. Com a construção de estradas que ligam São Paulo à Curitiba, o tráfego de pessoas diminuiu severamente, além do aumento da maré que vem constantemente engolindo parte do que restou da Vila, em consequência seu total abandono.

Uma separação nada pacífica

Sem um consenso entre Paraná e São Paulo sobre a parte terrestre que faria a divisa entre os estados, o Governo Federal, interviu, em 1920, de forma a acabar com as disputas intermináveis que se fixaram em marcos como relevos e limites municipais. Com essa intervenção, ficou estabelecido que a linha divisória fosse a partir do litoral dos dois estados, onde a Vila Ararapira, então pertencente a Cananeia, passou a compor o município de Guaraqueçaba, Paraná. Os moradores de Ararapira, paulistas por nascimento, se revoltaram e comoveram as autoridades. Então, foi criado o distrito do Ariri, do outro lado do Canal do Varadouro, para que os desgostosos se mudassem. Para isso, na nova vila do Ariri construíram um colégio, uma cadeia, um cartório e um tabelionato, além de fixar a Força Pública para manter a ordem e realmente estabelecer o território. Deste tempo, em Ariri, o prédio da escola ainda está de pé.

Hoje, a Vila do Ariri prima por ser um dos recantos mais bonitos do litoral paulista por sua natureza espetacular. Trilhas, passeios de barco, cachoeiras e mata atlântica dão o tom especial para aqueles que amam história e natureza. Sua infraestrutura é boa para os visitantes, com restaurantes e pousadas.

Vila de Ararapira

Capela – foto: Márcio Masulino

A capela de São José da Marinha, erguida em 1767, é o marco histórico do primeiro povoado do estado do Paraná, situada na Vila de Ararapira.
Hoje, poucas pessoas habitam a Vila e seus espaços são utilizados em eventos religiosos festivos.
Turistas são atraídos pelas ruínas, decorrentes do avanço do mar e do abandono dos antigos moradores e e pelas belas paisagens que se a vista do local.

Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista 

Renata Weber Neiva

Posts Recentes

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

Divulgação O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral…

11 minutos atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

3 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

3 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

4 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

4 dias atrás

Férias em Brotas, adrenalina e conforto no turismo de aventura

Brotas Eco Hotel Fazenda tem pacotes especiais para transformar as férias de janeiro em uma…

4 dias atrás