Ushuaia: Museu Marítimo e do Presídio

Foto: Márcio Masulino

Museo Marítimo y del Presidio de Ushuaia

O Museo Marítimo y del Presidio de Ushuaia está localizado no antigo presídio fundado em Ushuaia em 1922, formando um complexo composto por quatro museus: Museo Marítimo, Museo del Presidio, Museo Antártico Dr. José María Sobral e Museo de Arte Marítimo. Inaugurado em 1995, foi declarado Monumento Histórico Nacional da Argentina. Os acervos dos quatro museus foram criados por doações de moradores locais,  Marinha, artistas, biólogos entre outros amantes da preservação histórica da região.

A primeira parte deste empreendimento foi a restauração do edifício e a inauguração do Museu Marítimo com mapas, cartas náuticas, reproduções de embarcações, o cotidiano dos foqueiros,  dos povos primitivos nativos e artefatos que datam desde a passagem de Fernão de Magalhães em sua circum-navegação entre 1519 e 1522.

A expansão

A etapa seguinte foi a reestruturação lúdica do Museo del Presidio, onde foram recuperadas celas que conta a história desde o primeiro prédio construído em 1896 até seu fechamento em 1947. Um presídio de segurança máxima dado a sua localização, onde os sentenciados passaram pode duras penas e trabalhos duros em clima inóspito.

Já o Museo Antártico Dr. José María Sobral surgiu em homenagem ao primeiro marinheiro e cientista argentino a invernar na Antártica.  Ele possuía uma enorme coleção de maquetes de embarcações antárticas.  Agora os fãs das histórias dos desbravadores podem se deliciar com navios maquetes.  Como o Fram de Amundsen, o Discovery de Scott e o  Endurance de Shackleton.

Em outro pavilhão foi montado o Museo de Arte Marino, onde a vida marítima é retratada pela arte.  O acervo contou com a colaboração dos moradores locais e artistas que se identificam com  o mar.

E, para finalizar, temos a Galeria de Arte e a Biblioteca, ambas com riquíssimos acervo.

Onde: Yaganes & Gdor, Félix Paz, V9410 – Ushuaia.

Para saber mais sobre o presídio.