Uma viagem pelos castelos e palácios da República Tcheca

De fortalezas medievais a construções que parecem ter saído das páginas de um conto de fadas, conhecer os castelos e palácios da República Tcheca é embarcar em uma viagem pela história desse país europeu. O destino conta com mais de 50 belíssimos castelos e palácios.

Castelo e palácio de Český Krumlov

Esse imponente conjunto arquitetônico guarda dezenas de estruturas palacianas, além de pátios, salões, quartos, jardim, masmorra e muito mais. Fica na cidade de Český Krumlov, cujo centro medieval bem preservado é Patrimônio Mundial da UNESCO. Conhecida como a “Pérola da Boêmia”, a cidade é cercada pelos meandros do rio Moldava e já foi o lar de muitas famílias tchecas poderosas, como os Rosenberg.

A cidade também é envolta em lendas e histórias misteriosas, como a da Dama de Branco que aparece no castelo. Perchta de Rosenberg, conhecida como a tal Dama de Branco, teria sido uma mulher culta e espiritual, casada por obrigação com um homem que apostou toda a sua fortuna em jogos e mulheres. Depois de anos de sofrimento, ela conseguiu se libertar e escapar com seus filhos. Então, ela passou a se vestir de branco e a viver como uma viúva, cuidando dos doentes e pobres. Após sua morte, devido à peste, diz a lenda que ela voltou para continuar a cuidar da cidade e seus governantes. Diz-se que perambula pelos castelos da família Rosenberg, fazendo aparições quando é esperado um nascimento, quando alguém da dinastia morre e para avisar sobre um incêndio.

Palácio de Hluboká

Considerado uma das construções mais belas da República Tcheca, esse palácio na Boêmia do Sul foi construído no século XIII como uma fortaleza real. Ganhou a aparência atual graças aos nobres de Schwarzenberg, outra família poderosa que habitava a região. 

O Palácio de Hluboká possui 140 salas e 11 torres, entre aposentos privados e luxuosas salas de representação com paredes folheadas e entalhadas, móveis elegantes, lustres de cristal e grandes coleções de pinturas, objetos de prata, porcelanas e outros itens preservados.

Castelo Karlštejn

Em Karlštejn, cidade a 30 km de Praga, esse castelo foi construído em 1365 para guardar o tesouro real, as relíquias sagradas e as jóias da coroa do imperador Carlos IV. Há torres sofisticadas, muralhas, capelas de orações e, mais acima, o Palácio Imperial de dois andares com os quartos do rei, sua corte e aristocratas. Na torre chamada Velká věž o tesouro real tcheco está guardado.

Castelo Konopiště

Stitched Panorama

Erguido como uma fortaleza gótica inspirada nas construções francesas, com torres simétricas, escadarias e pontes levadiças, o Castelo Konopiště passou por várias renovações ao longo do tempo e transformado em um palácio romântico com interiores luxuosos e adaptados ao cotidiano. Tanto que ali foram instalados um dos primeiros elevadores elétricos, além de luz e tubulações de água. O herdeiro do trono, Franz Ferdinand da Áustria, cujo assassinato em Sarajevo foi o estopim da Primeira Guerra Mundial, escolheu Konopiště como sua residência.

Castelo Křivoklát

Em meio à área natural protegida de Křivoklát, há um castelo que atraiu um grande número de monarcas tchecos devido à sua localização: dentro de vastas florestas com uma grande variedade de animais. A residência real foi construída no século XIII, como um ponto estratégico. Até hoje, os vestígios dos reis tchecos e o esplendor de seu estilo de vida são reconhecíveis em cada canto. No interior, destaque para a capela em estilo gótico tardio, a Sala Real e a incrível biblioteca, que abriga cerca de 52.000 volumes originais.

Castelo Bouzov

Na Morávia, o Castelo Bouzov, além de ter sido cenário de diversos filmes, tem destaque por ser uma residência medieval que nunca caiu em ruínas. Desde o final do século XV esteva nas mãos dos Cavaleiros da Ordem Teutônica. O castelo está próximo da cidade de Olomouc e o seu aspecto atual deve-se a uma grande reforma no final do século XIX. O projeto para a reconstrução foi elaborado de acordo com as exigências do Arquiduque Eugênio da Áustria, Grão-Mestre da ordem que pagou pela obra de seu próprio bolso. A parte mais valiosa de Bouzov é a capela neogótica, decorada com lápides dos mestres da ordem que datam de 1395 a 1515. O arsenal com mostras de armas está localizado na sala gótica do antigo castelo original.

* com informações de agência

Fotos por: Divulgação / CzechTourism