Turismo Rural em Campinas

Fazenda São João

Cheirinho de mato

Com o aumento da população de Campinas, a maior parte das antigas fazendas de café deu lugar a bairros enormes com edificações modernas e centros comerciais pujantes. Outras propriedades, que conservaram seus aspectos originais e mantiveram suas tradições, são verdadeiros refúgios. Apesar de Campinas ser um centro altamente industrializado, a cidade é salpicada por grandes fazendas com produtividade agrícola de monta. Muitas são fechadas a visitações públicas e em outras podemos desfrutar do ambiente rural. São vários lugares a serem visitados, entre restaurantes, lojas de artesanato, igrejas centenárias, antigas estações ferroviárias, além da paisagem bucólica do campo. Os bairros rurais dão ao visitante um banquete de opções gostosas e pitorescas.

 

Antiga Estação – Bairro Carlos Gomes

Bairro Carlos Gomes

Um dos maiores produtores de café do Brasil, o Bairro Carlos Gomes surge da Sesmaria Mato Dentro do Jaguari, onde era cultivada a cana-de-açúcar. O nome “Mato Dentro” se deu pela distância desse engenho em relação ao centro da cidade de Campinas e também por estar localizado em mata de grande exuberância. No Engenho formou-se um povoado cuja atividade era a agricultura de subsistência. Oriundo da economia cafeeira com casas de taipa de pilão e pau-a-pique, seu grande patrimônio histórico e arquitetônico ainda está à vista. No povoado existiam dezesseis casas e a capela de Santa Rita. A Estação Carlos Gomes da antiga Cia. Mogiana ainda funciona com passeios turísticos.

 

Bairro Pedra Branca

Na região sul de Campinas, situa-se outro atrativo rural. O Bairro da Pedra Branca origina-se do Latifúndio Sete Quedas, antigo produtor de cana-de-açúcar, de propriedade de José Rodrigues Ferraz do Amaral. Seu filho e herdeiro, José Bonifácio do Amaral, o Visconde de Indaiatuba, foi um dos primeiros fazendeiros a introduzir a mão de obra livre na lavoura. Desse latifúndio surgiram as fazendas Cachoeira, Jambeiro e Pedra Branca. Esta última, produtora de café e algodão, era propriedade de Francisco Pompeu do Amaral e Gertrudes Egídio Pompeu do Amaral. Depois de desmembrada em 1956, os colonos italianos e japoneses puderam adquirir parte de suas terras. Aqui, imigrantes transformaram a monocultura em diversas espécies cultiváveis, principalmente de frutas, entre laranja, kikan (conhecida como laranja-ouro, de tamanho pequeno, é excelente para doces, geleias e reduções para pratos salgados), pêssego, banana, carambola, acerola, figo roxo e goiaba. Um lugar típico para a compra de doces.

 

“Ir às frutas”

Uma tradição que ainda resiste no Bairro Pedra Branca!  Ainda é costume dos moradores, quando seus pomares estão carregados de frutas suculentas, irem à casa de seus vizinhos desfrutar dessas delícias. Então, para “desfrutarmos” desse banquete natural, podemos ir aos sítios abertos ao público.  Um exemplo é o Sítio Kumagai, onde criaram em 1967 a variedade da goiaba branca kumagai que recebeu o Prêmio Yamamoto Sho. Também o  Sítio Ouro Verde, um dos pioneiros da irrigação por microaspersão.  E por último, o Sítio Renato Camargo, produtor de bananas orgânicas das variedades nanica, maçã, prata e marmelo.

Onde: Rodovia SP – 73, km 6 – Estrada Velha de Indaiatuba

 

Pesqueiros

Uma prática muito agradável para desfrutar o dia com a família ou com amigos é uma bela pescaria. Em Campinas podemos encontrar bons pesqueiros com farto plantel de peixes apetitosos.  Você pode encontrar, tucunaré, tilápia, pacu, corimba, bagre e muitos outros de tipos água doce.

 

 

Veja também os posts sobre o distrito de Sousas, o distrito de Joaquim Egídio e sobre as fazenda de Campinas

Para saber mais sobre Campinas, clique aqui

 

.

Posts Recentes

Tudo o que você precisa saber sobre o maior Réveillon da cidade

A festividade espera reunir público circulante de 8 milhões e gerar mais de 9 mil…

31 minutos atrás

Verão 2026 em São Sebastião terá grande agenda de shows

O município de São Sebastião irá realizar a maior grade de shows do litoral paulista…

18 horas atrás

 Descubra as 10 rotas mais buscadas por Brasileiros no Natal

Plataforma revela os caminhos mais percorridos pelos brasileiros na véspera de Natal e transforma dados…

4 dias atrás

Búzios, descubra onde se hospedar, as festas mais badaladas, celebrações intimistas e esportes 

Destino agrada quem busca agito, natureza ou uma virada mais tranquila com amigos e família…

4 dias atrás

Museu do Jardim Botânico têm participação do Instituto Moleque Mateiro aos fins de  nessas férias

Agenda também inclui edição especial do projeto “Semear” com As Pirilampas, oficinas, brincadeiras de jardim,…

5 dias atrás

Novo conceito e abertura do zoológico em Serra Negra

Empreendimento voltado à conservação do bioma, à educação ambiental e ao Turismo Sustentável reinaugura na…

5 dias atrás