Turismo Religioso nas Serras Catarinense e Gaúcha

Turismo Religioso nas Serras Catarinense e Gaúcha
Igreja Matriz de Bom Jesus. Foto Marcio Masulino

Amparo dos desbravadores

Se a fé move montanhas, os colonos as desbravaram. A força de todos os que aqui chegaram para povoar as terras altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul está demonstrada em seus templos. A fé, para essas almas aflitas, deu-lhes a coragem necessária para construírem seu futuro, semearem suas terras e fazer frutificar seus conhecimentos.

CATEDRAL NOSSA SENHORA DE LOURDES

Considerada em 2010 como uma das Sete Maravilhas do Brasil, a Catedral de Nossa Senhora de Lourdes foi construída em estilo gótico inglês, com uma torre de 65 metros e altura e um carrilhão de 12 sinos da famosa fundição italiana Giácomo Crespi.  Onde: Praça da Matriz, 69 – Canela.

CONVENTO FRANCISCANO

Fundado em 1915, por Frei Rogério Neuhaus, um dos religiosos de maior influência de Santa Catarina, abriga a capela dedicada a ele onde seus restos mortais estão enterrados.  Onde: Rua Lauro Müller, 298 – Lages.

IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO

Por iniciativa do Arcebispo D. João Becker, em 1917, a igreja começou a ser edificada. No início, foi feita de madeira e somente em 1943 foi reconstruída em estilo romano, com 78 mil pedras basálticas. Os vitrais foram confeccionados pelo artista alemão Pedro Dobmeier, inspirado na vida de São Pedro como apóstolo de Cristo. Em frente à igreja estão 12 estátuas dos Apóstolos, feitas em tamanho real.  Onde: Pça Major Nicoletti – Gramado.

IGREJA MATRIZ DE SÃO JOAQUIM

Construída totalmente em pedra basáltica, trazida em carros-de-boi, demorou 27 anos para ser concluída. Inaugurada em 1935, possui esculturas de Elson Kiyotaka Outuki e Nelson Matias. Onde: Pça João Ribeiro, s/n – São Joaquim.

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS

Em estilo moderno, esse templo católico destaca-se na paisagem por suas formas ousadas e incomuns. Construída em 1965, em concreto, conta com um complexo sistema estrutural. No auge do ciclo madeireiro local, e por inciativa do padre José Alberto Gonçalves Espíndola, a Matriz tornou-se um símbolo de modernidade e progresso para a região.  Onde: R. Boanerges Pereira de Medeiros – Urubici.

MATRIZ DE BOM JESUS

Situada a 1.054 metros de altitude e construída em estilo gótico, a Matriz, que antes era apenas uma capelinha, é o marco da fundação do povoado, em 1878, na época chamado de Terceiro Distrito da Costa. Seu altar mor foi decorado pelo vitralista Emílio Zanon autor dos vitrais da Catedral de Brasília. Onde: Praça Rio Branco – Bom Jesus.

CATEDRAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Inaugurada em 1922, foi construída pelos franciscanos, em pedra e em estilo neogótico. Foram feitos sete projetos vindos da Alemanha para a escolha de um. Todos os vitrais e as imagens do altar mor de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores também foram feitos e esculpidas na Alemanha. O maior sino, batizado de “Cristo Salvador” que pesa 1.520kg, chama os fieis a entrarem em comunhão com Deus neste magnífico templo. Onde: Rua Frei Gabriel, 145 – Lages

IGREJA MATRIZ DE SÃO FRANCISCO DE PAULA

Com terras doadas pelo fundador do povoado, Pedro da Silva Chaves, primeiramente foi construída a capela sob a invocação de São Francisco de Paula. Em 1923, no lugar da capela, ergueu-se uma igreja em pedra e, ainda no mesmo lugar, outra, elevada a Matriz, em 1964. Onde: Rua Frederico Tedesco, 93 – São Francisco de Paula.

IGREJA MATRIZ DE SANTA’ANNA

Dedicada a padroeira da cidade. Na sua frente está localizada a Gruta Nos¬sa Senhora de Lourdes, um local para meditação e relaxamento com a imagem da santa. Onde: Pça Manoel Pinto de Arruda – Urupema.

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA

Com a réplica de Nossa Senhora Aparecida vinda do Santuário Nacional de Aparecida, os fiéis não dei¬xam de visitá-la em busca de milagres, merecimentos e agradecimentos. Onde: Rod. BR-282, km 142 – Bom Retiro.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES

Abriga a imagem de Nossa Senhora de Lourdes desde que foi trazida, em 1944. O local é ponto de pere-grinações no mês de outubro. Onde: Distrito de Santa Terezinha – Urubici.

 

LUTERANISMO

Assim como os colonizadores portugueses trouxeram na bagagem o catolicismo como ferramenta de sua fé, os alemães trouxeram o luteranismo, religião dominante em sua terra natal. Em 1500, Martinho Lutero protesta contra as indulgências da Igreja e prega na porta do Castelo de Wittemberg, na Alemanha, 95 críticas. A partir daí, o movimento ganha força, divide a Igreja Católica e surge a Igreja Luterana. Por aqui não foi fácil para os novos imigrantes professarem sua fé. Porém, como muitos povoados foram praticamente formados somente por eles, puderam erguer templos que hoje chamam a atenção dos visitantes por sua beleza e pelo simbolismo que representam.

Algumas delas são:

IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL em Nova Petrópolis.

IGREJA DO RELÓGIO – COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA em Gramado

IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA IECLB em Lages

IGREJA LUTERANA PAZ em Lages

 

 

Clique para mais informações sobre cultura, arte e turismo na rota turística Caminhos da Neve (que abrange cidades das Serras Catarinense e Gaúcha)