Turismo Náutico – Passeios de barco em Cananeia

Passeios de barco em Cananeia na região do Lagamar. Foto: Rafael Neddermeyer

Juntamente com Ilhabela e São Vicente, o Turismo Náutico em Cananeia tornou-se uma referência no estado de São Paulo pela variedade de roteiros, lindas paisagens e atividades proporcionadas aos turistas. Para a análise dos critérios adotados na votação, a Revista Veja e a Skal Internacional premiaram a cidade pelo empenho, dinâmica, acessibilidade e organização dos que compõem e participam desse segmento turístico. Aqui, iremos citar alguns roteiros interessantes a serem feitos e imperdíveis para quem que visitar Cananeia sob uma nova ótica.

Os botos de Cananeia são um espetáculo a parte. Foto: Márcio Masulino

Observação de Golfinhos

Como dissemos anteriormente, a região de Cananeia é um berçário para a vida marinha. Essa riqueza está principalmente nos manguezais que são o resultado das águas dos rios que se unem com a do mar com uma quantidade enorme de material orgânico, fonte de alimentação para várias espécies. Atraídos para cá, peixes fazem do local, ponto de desova. Essa cadeia atrai peixes maiores e estes atraem também os botos-cinza. São muitos deles que vivem na área estuarina e dão um verdadeiro espetáculo.

Com esse cenário fantástico, somado à organização das associações de donos de embarcações e à infraestrutura da cidade, hoje, a observação de golfinhos é uma realidade. Com embarcações saindo do Trapiche Municipal até a Baía de Trapandé, os botos-cinza ficam próximos à praia do Itacuruçá, na Ilha do Cardoso. A procura por esse atrativo é tanta, que até os pescadores se envolveram e mudaram de atividade.

Essa prática de turismo é uma das melhores, pois é sustentável, desenvolve economicamente a região e, ao mesmo tempo realiza pesquisas científicas e a conscientização da preservação do animal. Um exemplo da importância do boto–cinza é tão grande que, entre 2011 e 2012, o Projeto Boto-Cinza foi selecionado para participar do Programa Petrobras Ambiental.

Observação noturna do jacaré-de-papo-amarelo

Foto: Cleber Kouyomdjian

Outro passeio náutico pra lá de inusitado é o noturno nas águas fluviais do Complexo Estuarino de Cananeia para a observação do jacaré-de-papo-amarelo. O embarque é feito no Trapiche Municipal. Pela preservação ambiental da região, o Complexo Estuarino Lagunar é caracterizado por um canal marinho denominado Mar Pequeno, com enorme quantidade de matéria orgânica originária dos rios que compõem o Complexo, formando assim o habitat perfeito para essa espécie, que é encontrada com certa abundância, principalmente nos rios Jacó e Olaria, em Cananeia e  os rios Boguaçu e Nóbrega, em Ilha Comprida.

Mais passeios de barco em Cananeia.  Foto: Márcio Masulino

Ilhas de Cananeia

Aqui, a ideia é você alugar um barco e navegar entre as pequenas ilhas de Cananeia e também a do Cardoso. São inúmeras paisagens de tirar o folego que vão fazer você entender a geografia local.

Leia mais informações sobre Cananeia e outras cidades do Litoral Paulista 

[3d-flip-book mode=”fullscreen” urlparam=”fb3d-page” id=”22881″ title=”false”]

Marcio Alves

Posts Recentes

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

2 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

3 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

3 dias atrás

Horto e Parque da Cantareira têm caminhada noturna no próximo sábado

Divulgação A Urbia, concessionária responsável pela gestão do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira,…

3 dias atrás

Ouro Preto: Oficina de educação patrimonial faz restauração de Igreja do Bom Jesus de Matosinhos

Promovida pela Prefeitura, atividade apresenta etapas do restauro conduzido pelo Iphan com recursos do Novo…

3 dias atrás

No dia do cheeseburger, descubra os melhores lugares para comer em São Paulo

No dia 18 de setembro, o cheeseburger, ou o bom e velho x-burguer, ganha os…

3 dias atrás