1 - Turismo

Turismo mato-grossense ganha destaque nacional com a FIT Pantanal 2025

Divulgação

Cuiabá se prepara para sediar a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), de 5 a 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso (Cetur-MT), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), tem como foco impulsionar o turismo como motor da economia local, criando um ambiente fértil para negócios, conexões e maior visibilidade dos destinos mato-grossenses.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou o propósito central da FIT Pantanal: fortalecer o turismo como atividade econômica, proporcionando um espaço onde o trade turístico pode comercializar seus produtos, realizar networking e os municípios têm a oportunidade de apresentar seu potencial a visitantes e investidores. “Nosso objetivo é fomentar o setor, atrair visitantes, impulsionar o turismo como negócio e transformar tudo isso em renda e empregos para a população mato-grossense”, afirmou.

Mais do que uma feira, a FIT Pantanal é uma vitrine da rica identidade e cultura de Mato Grosso. Na avaliação de Miranda, o evento demonstra a força do turismo para movimentar a economia estadual. “É um espaço onde o pequeno produtor, o artesão, o trade turístico e os municípios se encontram, trocam experiências e fazem negócios”, pontuou.

A visão é reiterada pelo presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “Entendemos que a FIT Pantanal já abrange mais que o turismo, propriamente dito, e traz para o conhecimento dos visitantes de todo o país tudo o que engloba o negócio e faz de Mato Grosso um estado tão pujante. Sempre gosto de lembrar de eventos do agronegócio, que são feiras pelo interior do estado que reúnem milhares de pessoas e movimentam o comércio”, frisou.

Com uma visão de desenvolvimento sustentável, a FIT Pantanal abrangerá diversos setores do turismo, expondo as belezas naturais e o potencial turístico dos ecossistemas Pantanal, Cerrado, Amazônia e da região do Araguaia. O presidente do Cetur-MT, Luís Carlos Nigro, destacou a importância do evento para os empresários do trade turístico apresentarem e comercializarem seus produtos, explorando a rica biodiversidade do estado.

“Mato Grosso oferece um leque diversificado de opções turísticas, desde o etnoturismo e turismo rural até a observação de aves e da onça-pintada, turismo de aventura, místico e esotérico, ecoturismo, pesca esportiva, sol e praia, cultura, gastronomia e turismo de negócios”.

A FIT Pantanal 2025 promete ser ainda maior e mais dinâmica, com um número crescente de expositores e espaços climatizados. Jaime Okamura, um dos organizadores, celebrou o crescimento de 33% nas negociações na edição anterior e anunciou a realização de rodadas de negócios presenciais com a participação de operadores de turismo e representantes de outros países.

O sucesso da edição de 2024, que atraiu 65 mil visitantes e movimentou R$ 27,5 milhões em negócios, reforça a relevância da FIT Pantanal como um catalisador para o crescimento do turismo em Mato Grosso. O evento se consolida como um palco crucial para impulsionar a economia, valorizar a cultura local e conectar o estado com o mercado turístico nacional e internacional.

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

Pé na areia, conforto e descanso: a proposta do Summit Beach Hotel Boiçucanga

Divulgação Planejar férias em família costuma envolver uma série de expectativas: descanso, tempo de qualidade…

9 horas atrás

Pesquisa da NordVPN aponta aumento de golpes online ligados a viagens, apps e redes públicas

Durante o Carnaval, milhões de brasileiros se preparam para viajar, participar de festas, blocos de…

11 horas atrás

Retomada da Teia Nacional dos Pontos de Cultura em território indígena no Espírito Santo

Maior encontro da rede Cultura Viva acontece em Aracruz (ES), de 24 a 29/03, com…

1 dia atrás

Jammil abre o Carnaval de São Sebastião, que terá mais de 100 eventos em quatro dias

Divulgação PMSS O Carnaval de São Sebastião, considerado o maior do litoral norte, contará neste…

2 dias atrás

Entre cachoeiras e fazendas históricas: um Carnaval para relaxar em Itapira

Divulgação A cidade de Itapira, que é MIT – Município de Interesse Turístico, é uma…

4 dias atrás

Villa Fulô Casa Hotel convida a viver dias de descanso, charme e exclusividade nesse Carnaval

Hotel-boutique em Caraíva oferece experiência de luxo artesanal e ainda tem unidades disponíveis para o…

4 dias atrás