Home-Gastronomia

Truta da Serra da Mantiqueira – Da pesquisa à gastronomia

A pesquisadora científica Yara Aiko Tabata explica que a Estação Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão é uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios. Foi fundada em 1964 com o objetivo de promover o desenvolvimento da truticultura nas regiões serranas do Sudeste brasileiro. Localizada no Parque Estadual de Campos do Jordão, a 1.500 m de altitude, a Estação é abastecida com águas frias e cristalinas, com temperaturas que não ultrapassam 20 oC, características que são fundamentais para o desenvolvimento da truta. Natural dos rios da costa oeste da América do Norte, a truta arco-íris é uma excelente espécie tanto para cultivo como para pesca esportiva, além de ser fonte de proteína de alto valor nutricional.

Foi introduzida no Brasil em 1949, com o propósito de se realizar o povoamento dos riachos de montanha. Em 1974, foram iniciados trabalhos para a reprodução artificial dessa espécie no Brasil. Com o domínio das técnicas de reprodução artificial, a Estação iniciou o fornecimento de embriões para os interessados na criação e passou a desenvolver estudos voltados para melhorar o desempenho produtivo da truta em cativeiro, contribuindo para que hoje ela seja produzida em várias regiões serranas do Brasil, fazendo parte dos atrativos turísticos locais.

Atualmente, a Estação disponibiliza ovos embrionados, alevinos e ovos embrionados triploides. Para dar suporte a essas atividades, a Unidade executa anualmente uma programação técnico-científica, que consiste na reprodução artificial das trutas visando a seleção e a reposição continuada do plantel de reprodutores. Além da manutenção das linhagens que são disponibilizadas para a realização de pesquisas, a condução desses trabalhos possibilita o treinamento de acadêmicos e de piscicultores interessados no manejo reprodutivo da truta.

Truta Rosa

Na região de Visconde de Mauá, uma variação da truta arco-íris está sendo desenvolvida por meio de alimentação que proporciona mais nutrientes e uma coloração rosa à sua carne. No restaurante Truta Rosa você poderá conhecer mais e também saborear este delicioso pescado.

Onde: (24) 3387-1149 – Parque Nacional do Itatiaia – Bocaina de Minas.

Marcio Alves

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

12 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

17 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

1 dia atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

2 dias atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

2 dias atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

2 dias atrás