Sem categoria

Torre Eiffel, o monumento mais visitado do mundo

Foto: Michiel Buijse

Torre Eiffel – Paris

A Torre Eiffel, maior cartão postal de Paris, completou, em 15 de maio de 2019, 130 anos. A torre mais conhecida e visitada do mundo tornou-se símbolo da França e sua história é marcada por muitos curiosidades.

Exposição Universal de 1889

Por uma iniciativa do marido da rainha Victoria, príncipe Albert, foi realizada, em Londres, no ano de 1851, a primeira Exposição Universal, intitulada como Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações.  O intuito do príncipe era reunir países para que estes expusessem seus produtos para o desenvolvimento e intercâmbio, inclusive nas áreas do turismo e das artes em geral. De lá para cá, foram realizadas 63 feiras em várias cidades do mundo, sendo a próxima, em 2020, em Dubai, Emirados Árabes.

Em 1889, foi a vez de Paris ser a cidade anfitriã. A exposição foi de 15 de abril a 12 de novembro e o espaço dedicado foi o Campo de Marte (Champ de Mars). Foi contabilizada a presença de 50,8 milhões de pessoas. A França fez bonito demonstrando alternativas de meios de transporte, como a Estação d’Orsey, atualmente o Museu d’Orsey, o uso de eletricidade nas ruas, apresentações dos filmes dos irmãos Lumière, os Jogos Olímpicos (segunda edição da Era Moderna), entre outras atrações.

Foto: Nathalia Weber

Para que a Exposição causasse um grande impacto, o governo francês realizou um concurso para a construção de um monumento que ficasse bem no centro do Campo de Marte. Participaram cerca de cem designs e o comitê julgador escolheu o projeto da Compagnie des Etablissements Eiffel, de Gustave Eiffel. Os engenheiros Maurice Koechlin e Émile Nougier, e o arquiteto Stephen Sauvestre (responsável pelos arcos decorativos), funcionários de Eiffel fizeram o projeto que foi mostrado na Feira de Artes Decorativas, em 1884 e na Société des Ingiénieurs Civils, no ano seguinte.   O contrato para a construção da Torre foi assinado em 1887, quando Eiffel recebeu uma pequena parte do custo da obra. Porém, toda a renda obtida com a exploração comercial da torre seria dele nos 20 anos em que a Torre ficaria montada. Desta forma, em 1889 a Torre Eiffel foi inaugurada em comemoração ao centenário da Revolução Francesa. Por sua magnitude, a Torre foi a entrada para a Exposição Universal de 1889.

Segundo o contrato, em 1909, a Torre Eiffel deveria ser desmontada, porém ela tinha um propósito maior do que simplesmente estético: na torre havia uma antena de rádio, importantíssima para a época, pois a altura em que estava instalada era excelente para um maior alcance de suas ondas. Portanto, a torre tinha utilidade!

Foto: Juan Edc

Estrutura

No térreo podemos observar a vista interna dos 324 metros de altura da torre; o maquinário do elevador datado de 1889, o busto de Gustave Eiffel confeccionado por Antoine Bourdelle e instalado em 1929; e as lojas de lembranças e um bar.

No primeiro piso, com o chão em vidro, você pode participar de um jogo de aventura para descobrir segredos das oficinas Eiffel, decifrando enigmas; uma caça ao tesouro com tema sobre a história da Torre; e saborear os pratos finos do restaurante The 58 Eiffeil Tour.

No segundo piso o restaurante The Jules Verne, o Bar Macaron, as lojas de lembranças, além da vista para Grand Palais, o rio Sena, o Museu do Louvre, Montmatre, o Asilo dos Inválidos e Notre Dame, fazem o passeio ser um dos melhores da cidade.

Na cúpula, uma reprodução do escritório de Gustave Eiffel, com ele próprio e sua filha recebendo Thomas Edison. E o The Champagne Bar completa a vista deslumbrante nos seus 276 metros de altura. Uma excelente dica é visitar também à noite. Uma sensação única, em um lugar mágico e romântico!

Foto: Guillem Vellut

Curiosidade

Eiffel mandou gravar na base do primeiro piso o nome de 72 pessoas que, de certa forma, ajudaram a República Francesa. São matemáticos, químicos, astrônomos, engenheiros, físicos, mecânicos, geômetras, mineralogistas etc.

Onde: Campo de Marte – Paris.

Nathalia Weber

Posts Recentes

Varginha lança plano para transformar região em potência turística

Varginha prepara Plano de Desenvolvimento Regional do Turismo com apoio da Secretaria de Estado de…

10 horas atrás

Origem Patacho: novo refúgio para adultos alia sofisticação, natureza e design autoral em Alagoas

Divulgação Um hotel intimista, atemporal e profundamente conectado à natureza é a nova promessa da…

15 horas atrás

Novo voo entre Bogotá e Belém amplia conectividade e reforça fluxo turístico internacional no norte brasileiro

Crédito: Fabio Augusto Valencia via Unsplash Cidade-sede da COP30, que será realizada em novembro deste…

1 dia atrás

Observação de Baleias: Turismo Responsável movimenta a economia e protege fauna marinha brasileira

Foto por: Todd Cravens via Unsplash Todos os anos, entre julho e novembro, o litoral…

1 dia atrás

Menos filas, mais charme: descubra Serra Negra em agosto

Foto: Gerson Cordeiro / Videograph A charmosa Serra Negra, encravada nas montanhas da Serra da…

1 dia atrás

Paraíba lança rota que integra religiosidade e desenvolvimento local

Bananeiras, Areia e Solânea compõem o primeiro roteiro religioso da Paraíba com estruturação do SEBRAE…

1 dia atrás