Timburi: três ruas e muitas atrações

Timburi é a última cidade do sudoeste do estado de São Paulo e está localizada às margens da represa de Xavantes.

timburi
Foto por José Reynaldo da Fonseca, via Creative Commons Attribution 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Pequena e charmosa, a cidade tem apenas três ruas em seu centro, denominadas como a Rua de Cima, a de Baixo e a do Meio. Mesmo assim, oferece várias atrações na natureza. A represa é a principal delas, sendo muito procurada pelos amantes da pesca. Oferece também passeios de barco, com paradas em cachoeiras como a do Gogó da Garça, com 30 metros de altura.

Há ainda duas outras cachoeiras em Timburi: a do Palmital, com 60 metros de queda, e a da União, com 35 metros de altura e acesso por trilha de fácil caminhada.

Subir os morros do Chapéu e do Trem, localizados na Fazenda Himalaia, garantem uma vista esplêndida da região, principalmente ao final da tarde, quando o sol se põe nas águas da represa criando um espetáculo inenarrável.

A Igreja de Santa Cruz é ponto obrigatório de visita. Construída entre 1917 e 1943, toda em pedra lapidada manualmente, a igreja é uma das edificações mais antigas do lugar e conta com arquitetura rústica.

Foto por Jose Reynaldo da Fonseca, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons

Além da Igreja Matriz, há uma construção que une história e curiosidade em Timburi. Situada em uma fazenda, a Igrejinha da Domiciana, como é conhecida, foi construída depois da Revolução Constitucionalista de 32, como resultado de uma promessa. Seu acesso é feito por um caminho de pedras.

Timburi é internacionalmente conhecida por ser o lugar ideal para a prática de skate downhill, atraindo os amantes do esporte do Brasil e do mundo que se desafiam em uma ladeira perfeita com mais de 2 km de extensão e cheia de curvas.

No mês de agosto, a população local triplica durante a Fespinga, festa tradicional que acontece há mais de 50 anos, com expositores de cachaça, shows, rodeio e cavalgadas.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: José Reynaldo da Fonseca, via Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license, via Wikimedia Commons