Tabatinga, a cidade dos bichos de pelúcia

A cidade de Tabatinga (SP), que já foi chamada de “Princesinha da Laranja”, atualmente é reconhecida como a “capital dos bichos de pelúcia do Brasil”. Ela traz em sua história a sua importância no século XVIII, como local de passagem dos bandeirantes que buscavam ouro em Goiás e Mato Grosso.

Foto por Paulo Li – expressão studio

Joaquim Pinto Ramalho, outro desbravador de sertões, possuía, à margem esquerda do Córrego do Cavalo, uma pequena área de 20 alqueires, que doou ao Bispado de São Carlos, em louvor à Nossa Senhora do Bom Conselho, que hoje é padroeira de Tabatinga, em 1896.

Hoje, a cidade se destaca como polo industrial e destino de compras, recebendo mais de 40 mil turistas por ano, que buscam nas mais de quarenta fábricas da cidade novidades e bons preços nos produtos infantis, que vão desde enxovais e roupas aos encantadores bichos de pelúcia.

Foto por Paulo Li – expressão studio

Tabatinga é um destino de memórias afetivas, mesmo de quem vai apenas para boas compras, afinal bichos de pelúcia fazem parte da história de todas as crianças, principalmente os icônicos ursinhos, que acompanharam muitos desde a mais tenra infância até momentos românticos na adolescência.

Foto por Ken Chu – expressão studio

A cidade que tem mais bichos de pelúcia do que habitantes, a 219 km da capital paulista, faz parte do Caminho da Fé, sendo um dos mais longos trechos da rota, ligando a cidade de Borborema a São Carlos.

As tradicionais festas culturais são mantidas na cidade, que tem na Praça do Pelicano, com escultura em aço escovado alusiva ao pássaro, o ponto gastronômico.

Tabatinga, em breve, terá o primeiro zoológico de bichos de pelúcia do mundo. Já na primeira fase das obras, o espaço abrigará animais em tamanho quase natural, divididos em salas temáticas, com área de alimentação, que certamente atrairá turistas de diversos locais.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Paulo Li – expressão studio