artes destaque

Sérgio Prata, o renomado artista brasileiro se dedica as artes sacras

Atelier de Sérgio Prata em Bragança Paulista

Ao entrarmos no ateliê de Sérgio Prata, parece que pisamos em um santuário da arte. Desde menino participava de concursos de escultura em areia, quando em 1981, aos 17 anos, recebeu o Prêmio Nacional Air France e, com isso, ganhou uma viagem a Paris. Deixou a USP, embarcou para a França e lá foi aceito em duas escolas superiores de artes.

Optou pela École Nationale Supérieure des Beaux Arts, que freqüentou durante cinco anos e onde teve a oportunidade de estudar as obras dos grandes mestres. Desde então, o artista plástico e sacro criou dezenas de painéis monumentais em mais de vinte igrejas e, como pesquisador, deu continuidade aos estudos técnicos com especialistas, restauradores, técnicos de pintura, industriais do setor artístico, iconógrafos e vitralistas.

Em 1996, desenvolveu a técnica trifásica, com a qual cria obras visíveis no escuro e sob luz ultravioleta. Em 2008, foi ao Monte Athos, na Grécia, em busca dos conhecimentos dos monges iconógrafos. Defensor ferrenho do estudo das técnicas empregadas pelos antepassados, explica que todo artista deve herdar o conhecimento dos grandes mestres da arte: “Aplicar as técnicas comprovadamente resistentes é a maneira de perpetuar sua obra”. E completa: “A cada descoberta em técnicas de pintura, a criatividade encontra novos meios de expressão”.

Atualmente, Sérgio também ministra cursos on-line, palestras e escreve livros sobre técnicas de pintura, anatomia e composição, enquanto pinta uma capela em Barbacena e faz os vitrais de uma capela em São José dos Campos. “A produção de arte não pode ser limitada por tendências temporais. O espírito criador é livre, libertário e libertador, por ser expressão pura. A arte é, portanto, diretamente ligada à liberdade, e o direito dos criadores não deve nem pode ser cerceado, cercado, adestrado, segundo uma vertente ideológica, estética ou de pensamento. Logicamente, o bom senso, o bom gosto e o respeito ao sagrado devem ser o norte de todo artista sacro”

Fonte: www.sergioprata.com.br

Contato: (11)99597-0275 – e-mail: artista@sergioprata.com.br.

 

A abside tem como tema Cristo Pantocrátor abençoando os fiéis, ladeado por São José e Santa Terezinha, padroeiros da igreja. André Prata usou pigmentos fosforescentes na execução desta pintura. Com isso, quando as luzes estão apagadas, aparece a face de Cristo no Santo Sudário na região do peito de Cristo Pantocrátor.

Para saber mais sobre outros artistas

Marcio Alves

Posts Recentes

Marília – Cidade dos Dinossauros

Localizada no centro-oeste paulista, a Marília é um destino que une história, cultura, ciência e…

7 horas atrás

Hotel Fazenda São Matheus é refúgio ideal para famílias em Serra Negra

Divulgação O Hotel Fazenda São Matheus, em Serra Negra (SP), é uma antiga fazenda produtora…

13 horas atrás

Nikkey Palace Hotel celebra o Carnaval com festa na Liberdade

Divulgação O Nikkey Palace Hotel, no tradicional bairro da Liberdade, em São Paulo, entra no…

14 horas atrás

Carnaval movimenta turismo e comércio em Serra Negra com programação gratuita

Crédito: Prefeitura de Serra Negra Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Serra Negra…

2 dias atrás

Carnaval com clima de serra: Monte Verde é refúgio para quem quer relaxar

Pedras e Sonhos. Crédito: Marcio Masulino Enquanto muitos seguem para destinos de praia e grandes…

3 dias atrás

Cidade de Serra Negra amplia protagonismo ao sediar grandes encontros de triathlon

Crédito: Henrique Sanz Serra Negra inicia o ano reafirmando sua vocação esportiva e turística ao…

4 dias atrás