Sem categoria

Descubra as atrações de Cuyo, região vitivinícola da Argentina

Vinho, esportes e cultura: a região de Cuyo, formada pelas províncias de Mendonza, San Juan e San Luis, oferece uma grande variedade de atividades que atraem milhares de turistas.

Conhecida internacionalmente por sua atividade vitivinícola, a região de Cuyo não oferece apenas vinhos que estão entre os mais cobiçados do mundo, mas é escolhida também por sua oferta de esportes como rafting, montanhismo e caminhadas, além de ser escolhida por sua idiossincrasia única, marcada pelo contato com os povos originários da região. Seguem algumas sugestões de atividades a realizar em cada uma das províncias que compõem a região:

Mendonza

A “rota do vinho” é uma das principais atividades desta área, tanto que a Província de Mendonza é uma das grandes capitais do mundo do vinho. Visitar as adegas, percorrer os vinhedos, conhecer os processos de produção e armazenamento e saborear esta bebida milenar são, sem dúvida, motivos para percorrer o caminho do vinho em Cuyo. Os melhores exemplares das vinhas são colhidos nas três províncias que compõem a região: Bonarda, Cabernet sauvignon, Syrah, Tannat, Tempranillo, Malbec, Canarí e Pinot noir para os tintos; Torrontés, Viognier, Chardonnay, Pinot grigio para brancos; já em relação aos rosés, quase 100% pertence à uva Cereza.

No entanto, esta bebida não é a única motivação para visitar a região de Cuyo. Em Mendonza também está o Aconcágua, a montanha mais alta do mundo fora do Sistema Himalaia. Assim, esta região montanhosa da Argentina oferece atividades imperdíveis relacionadas ao montanhismo, esqui, caminhadas e outros esportes radicais e de aventura. Além disso, por suas cordilheiras geram afluentes com águas correndo em alta velocidade, possui os melhores locais para o rafting.

San Juan

É especialmente aconselhável visitar a província durante o mês de março porque, uma vez terminada a vindima – momento em que são colhidas as uvas para esta bebida – existem duas “cavalgadas da fé”, onde milhares de gauchos arreiam os seus cavalos e realizam oferendas, fogões a lenha, comidas típicas, rituais e músicas típicas. Sem dúvida, é uma experiência única para quem gosta de se aprofundar na cultura da região.

No que diz respeito aos passeios a cavalo, o do Valle de Zonda é especialmente atraente: a apenas 25 km da cidade de San Juan, você pode percorrer o Vale a cavalo por três horas, com o fundo de um cenário natural inspirador. É uma viagem ao Cerro Bola, um vulcão extinto localizado na Quebrada Huarpe.

San Luis

Imperdível é o Parque Nacional Sierras de las Quijadas, um magnífico reservatório natural que oferece uma paisagem de vales e quebradas, cujas formas estranhas e encantadoras foram esculpidas por um processo erosivo ao longo de milhões de anos. Trilhas para caminhar por enormes cânions, sítios arqueológicos, pegadas de dinossauros e troncos petrificados. Você pode entrar no Parque das 8h00 às 20h00 de janeiro a março (alta temporada), enquanto de abril a dezembro (baixa temporada) o horário é das 9h00 às 19h00.

A região de Cuyo é uma opção mais do que considerável em todas as épocas – mas ainda mais durante a pandemia de Covid-19 – por três aspectos que a caracterizam: é próxima, é barata e tem atividades para todos os gostos.

Fotos: Divulgação

Eliria Buso

Posts Recentes

Veja 3 opções de hospedagem em Monte Verde para o Corpus Christi

Em meio às montanhas e à atmosfera acolhedora de Monte Verde, o Corpus Christi se…

12 horas atrás

Descubra a Exposição TUTANKAMON, UMA EXPERIÊNCIA IMERSIVA em São Paulo

Se você está planejando visitar São Paulo, não pode perder a Exposição TUTANKAMON, UMA EXPERIÊNCIA…

12 horas atrás

Festas de Lisboa atraem brasileiros

A celebração mais importante da cidade de Lisboa está chegando, proporcionando um mês inteiro de…

12 horas atrás

Save Brasil participa da 17º edição do maior evento de observação de aves do Brasil

A 17° edição do Avistar, maior evento de promoção da observação de aves do Brasil…

16 horas atrás

Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu, sedia 5º Sindepat Summit

O Mabu Thermas, localizado em Foz do Iguaçu, foi palco do 5º Sindepat Summit, principal…

16 horas atrás

Perto de completar 20 anos, Hotel Cordialle, em São Roque, investe 3,5 milhões em retrofit

A história do Hotel Cordialle tem início na década de 90, quando os Marchi decidiram…

16 horas atrás