São Simão: o berço da nossa República

A cidade de São Simão, que fica a 283 km da capital paulista, está localizada no noroeste do estado, em um vale cercado por paisagens naturais de rara beleza.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

Criada em 1877, recebeu ainda no século XIX a visita de Dom Pedro II e, segundo a história, em 31 de janeiro de 1888, a Câmara Municipal de São Simão propunha a extinção da monarquia e a anulação da formação do 3º império, partindo assim da cidade a ideia de República.

Quem visita São Simão, além de encontrar a tranquilidade de uma cidade do interior, vai poder ter uma vista panorâmica da região a partir do mirante do cruzeiro, com cerca de 1.000 metros de altitude e uma cruz de 40 metros, onde é possível chegar de carro ou pela Trilha do Dioguinho, toda sinalizada e que traz uma integração total com a natureza.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

O roteiro histórico-cultural simonense oferece ao visitante a possibilidade de conhecer a história e a cultura local, em visitas a prédios centenários. A Casa de Cultura Marcelo Grassmann, um típico chalé alemão construído em dois pavimentos e tombado pelo Condephaat, abriga 32 obras doadas pelo próprio artista, considerado um dos maiores gravuristas da atualidade.

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

No roteiro está ainda o Museu Histórico Simonense Alaur da Matta, o Museu da Memória Ferroviária de São Simão Alberto de Oliveira e a belíssima Igreja Matriz São Simão Apóstolo, construída no final do século e quase toda de pedra com paredes de um metro de espessura, situada sobre uma pedreira.

Da cidade parte ainda a Rota Caminhos da Arte, passando por quatro municípios da Região Turística da Alta Mogiana, que concentram as maiores obras de artistas plásticos com reconhecimento nacional e internacional (São Simão – Marcelo Grassmann; Brodowski – Cândido Portinari; Altinópolis – Bassano Vaccarini; e Dumont – Santos Dumont).

Foto por Aniello de Vita – expressão studio

A Prainha do Rio Tamanduá, com areia branca e águas cristalinas, é um ponto a ser visitado, assim como o Bosque Municipal Procópio Araújo de Carvalho, rios e cachoeiras que são acessados por trilhas que cortam a exuberante mata natural que cerca todo o município.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Aniello de Vita – expressão studio