0 Home-Destaque - banner principal

São João del Rei: Um Lindo reino de Minas Gerais

Cachoeira Reserva do Cala Boca (Foto:Pedro Vilela)

São João del Rei é um município localizado no sudeste do estado de Minas Gerais, próximo a cidade de Juiz de Fora, o município conta com 90 mil habitantes e 8 bairros na cidade. Nos últimos anos a cidade vem sofrendo um crescimento demográfico, conhecida por ser a maior cidade setecentista, com uma mistura da arquitetura barroca e moderna; a biodiversidade local alterna entre os biomas da Mata Atlântica e o Cerrado, criando paisagens totalmente diferentes.  

História de São João del Rei: 

São João del-Rei é uma cidade histórica localizada no estado de Minas Gerais, Brasil. Fundada em 1704, durante o período colonial, a cidade surgiu a partir da mineração de ouro, que era a principal atividade econômica da região na época. Inicialmente, o povoado foi conhecido como “Arraial de São João del-Rei”, em homenagem ao santo padroeiro, São João Batista, e ao rei de Portugal, Dom João V. Durante o século XVIII, a cidade se destacou como um importante centro comercial e de serviços para as atividades mineradoras. A partir do século XIX, com o declínio da mineração, São João del-Rei manteve-se como um importante ponto de convergência cultural e econômica, impulsionado pela agricultura, especialmente a produção de café. Além disso, a cidade preserva um vasto patrimônio arquitetônico, com igrejas e casarões de estilo colonial, que a tornam um destino turístico de relevância histórica. Ao longo dos séculos, São João del-Rei também foi um importante centro cultural, com destaque para a música, sendo berço de manifestações como a tradicional música barroca e o folclore local. Hoje, a cidade é um importante polo turístico e cultural de Minas Gerais, destacando-se pela preservação de sua história e tradição. 

Quais os Pontos turísticos do município ?  

São João del-Rei é uma cidade repleta de atrações turísticas que encantam os visitantes pela sua rica história e arquitetura colonial. Entre os principais pontos turísticos, destaca-se a Igreja de São Francisco de Assis, um exemplar da arquitetura barroca mineira, com belos azulejos portugueses e detalhes artísticos de Aleijadinho e Mestre Ataíde. Outro destaque é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que remonta ao século XVIII e é um importante símbolo da influência da cultura africana na cidade. O Museu Regional de São João del-Rei abriga um acervo de peças que retratam a história e a cultura local, além de oferecer exposições temporárias de arte e história. A cidade também é famosa pelo Trem da Serra, que liga São João del-Rei a Tiradentes, proporcionando aos turistas uma experiência única a bordo de um antigo trem a vapor. No centro histórico, o Chafariz de São João e o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos são paradas obrigatórias para quem deseja apreciar a beleza arquitetônica e a atmosfera de um dos mais antigos núcleos urbanos do interior de Minas Gerais. Além desses, as ruas de paralelepípedos e os casarões coloniais de São João del-Rei, com suas fachadas coloridas e ornamentadas, tornam o passeio pela cidade um verdadeiro mergulho no passado. 

Catedral N.S. do Pilar (Foto:Pedro Vilela)
Igreja N.S. do Carmo (Foto:Pedro Vilela)

São João del-Rei é um verdadeiro tesouro histórico e cultural, que preserva com orgulho suas tradições e riquezas arquitetônicas desde o período colonial. Suas igrejas barrocas, museus e casarões transportam os visitantes a um tempo de grande efervescência cultural e econômica, enquanto as belezas naturais e o charme de suas ruas de paralelepípedos tornam a cidade um destino imperdível para quem deseja explorar o interior de Minas Gerais. Além disso, a hospitalidade de seu povo e a mistura de história, arte e religiosidade fazem de São João del-Rei um lugar único, que continua a encantar e a fascinar gerações, mantendo viva a memória de um passado que ainda ressoa no presente. 

Rua das Casas Tortas (Foto: Pedro Vilela)
Ricardo Villela

Posts Recentes

Confira a programação das últimas semanas da exposição do Boulevard das Artes SP

O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…

14 horas atrás

Cais do Valongo, na região portuária do Rio, foi considerado patrimônio histórico-cultural afro-brasileiro

Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…

16 horas atrás

Urbia Parques inaugura nova academia ao ar livre no Parque Ibirapuera

Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…

19 horas atrás

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…

4 dias atrás

Exposição virtual e oficinas inclusivas no  Museu Índia Vanuíre

Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…

4 dias atrás

Em comemoração aos 114 anos do Theatro Municipal, confira momentos históricos no palco

De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…

5 dias atrás