São João da Boa Vista: cidade dos crepúsculos maravilhosos

A cidade de São João da Boa Vista fica na Serra da Mantiqueira paulista. Com clima ameno e cercada por montanhas, é conhecida pelos seus belos crepúsculos que são verdadeiras pinturas que se renovam a cada dia.

Foto por Leonardo Beraldo, via Creative Commons Attribution 2.5 Generic license, via Wikimedia Commons

A qualidade de vida em São João da Boa Vista é um de seus destaques, uma realidade histórica, que nasceu com a instalação da Estrada de Ferro Mogiana no Município, de onde eram exportados produtos agrícolas, como o café, aguardente, açúcar, fumo, batata, cereais, tijolos, telhas, madeiras, queijo, gado para o corte e outros pequenos produtos. 

Para ter uma visão panorâmica da cidade, é só fazer uma visita ao Morro do Mirante, com 1.663 metros de altura, que tem em seu caminho uma das cachoeiras mais visitadas da cidade. 

As cachoeiras são grandes atrativos turísticos de São João da Boa Vista, sendo as mais conhecidas e procuradas as da Serra, do Cipó, do Grespã e a dos Padres.

A 6 km do centro da cidade fica a Pedra Balão, um ponto interessante para ser visitado, com trilhas de fácil acesso para quem gosta de caminhar e estrada de terra em boas condições para se chegar. É um excelente local para ver o famoso crepúsculo, lembrando que, independente da estação, há sempre o friozinho das montanhas nesse horário.

Em um passeio pelo centro, o Teatro São João da Boa Vista é um ponto a ser visitado. Construído em 1913 e inaugurado em 08 de novembro de 1914, foi projetado pelo arquiteto italiano J. Pucci e construído por Antonio Lanzac, sendo palco de grandes apresentações e tombado pelo CONDEPHAAT. 

No Museu Histórico e Pedagógico Armando Salles de Oliveira, em um prédio construído em 1870, é contada a história da cidade e da região. Há também o Museu de Arte Sacra da Diocese, que possui um acervo rico em paramentos dos séculos XIX e XX, em tecidos bordados a ouro e prata, além de imagens em madeira do século XVIII, objetos religiosos, pinturas e mobiliário da época.

A Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1941, faz parte dos atrativos turísticos da cidade, assim como a Estação Ferroviária, bem preservada e que nos leva a uma verdadeira viagem no tempo.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista / reprodução via https://www.saojoao.sp.gov.br/