Nos tempos da ditadura que se iniciou em 1964, Santos recebeu os apelidos de “Nova Moscou” e “Cidade Vermelha”. O que não é de se admirar, pois, como cidade portuária e com sindicatos de várias categorias extremamente organizados (em 1963 foram feitas quarenta greves), o Regime Militar seria combatido sem ressalvas.
A “Terra da Liberdade” não se curvaria aos desmandos da época. Porém, essas atitudes custaram caro aos santistas. Já em 1964 foi instalado o Comando de Caça aos Comunistas de Santos – CCCS. A cidade foi declarada Área de Segurança Nacional, sem autonomia política. Na Ilha Barnabé ficou atracado o navio prisão Raul Soares. Esta foi uma clara demonstração de força por parte do Regime que deixou manchas em nossa história. Várias entidades estudantis foram espionadas, como o Colégio Canadá com o Grêmio Estudantil Vicente de Carvalho e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santos, atualmente a UniSantos. Para uma cidade que sempre lutou pela liberdade, esse foi um grande abalo em suas estruturas, pois a população só pôde eleger seu prefeito vinte anos mais tarde.
Clique para mais informações sobre turismo, esporte e cultura em Santos e nas cidades do Litoral Paulista
O Boulevard das Artes SP 2025 encerra a edição deste ano com duas exposições que…
Sanção presidencial transforma sítio arqueológico, principal porto de entrada de africanosescravizados nas Américas, em marco…
Divulgação Com equipamentos modernos e seguros para atender a comunidade esportiva do Parque Ibirapuera, a…
Crédito: Luciano Candisani O Distrito Turístico ecológico Portal da Mata Atlântica, criado pela Secretaria de…
Do dia 23 a 25, instituição em Tupã (SP) recebe atividades da Primavera dos Museus…
De Maria Callas à Semana de 22, passando pelos corpos artísticos idealizados por Mário de…