Santos Dumont, berço do grande inventor

A 210 km de Belo Horizonte, na região da Zona da Mata mineira, está o município de Santos Dumont, à beira da Estrada Real. No caminho que leva à cidade de Antônio Carlos, é possível observar um trecho de calçamento original da Estrada Real, com 10 km de extensão na altura da Fazenda da Serra da Mantiqueira, também conhecida por muitos como a Serra do Navio.

Foto por Aespeschit (Antônio Magno Lima Espeschit), via public domain, via Wikimedia Commons

O famoso inventor Alberto Santos Dumont nasceu na Fazenda Cabangu, hoje um museu que possui um acervo bem interessante a seu respeito, onde está em exposição o famoso chapéu panamá, que era muito usado por ele e virou sua marca registrada, e fotografias da infância do inventor, além de mobiliário e outros objetos. O chafariz central, que fica em um lago e que funciona por gravidade, foi uma das invenções consideradas revolucionárias para a época e criadas por Santos Dumont, além de um banheiro dentro de casa com água quente.

Na entrada da cidade está uma réplica do famoso 14-bis, e, na principal avenida, fica a Torre Eiffel, com 2% do tamanho da original, em homenagem ao tempo em que Santos Dumont viveu na França.

Fugindo da temática, a cidade se destaca na produção e tradição do Queijo do Reino, que teve início há mais de 120 anos. Há vários guias locais que estão preparados para levar o turista na Rota do Queijo do Reino e na da Cerveja Artesanal, combinação perfeita para um roteiro gastronômico inesquecível.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais / Portal Minas / reprodução via https://www.minasgerais.com.br/pt