0 Home-Destaque - banner principal

Santarém, a Pérola do Tapajós

Santarém é uma pequena cidade no estado do Pará, onde o rio Tapajós se encontra com o rio Amazonas. Esse maravilhoso fenômeno pode ser observado da Praça do Mirante do Tapajós, no topo da colina, local onde antes havia uma fortaleza criada para proteger a cidade de invasores.

Foto por Tiago Silveira – MTUR

É a maior e mais importante cidade do oeste do Pará. Ganhou o apelido de “Pérola do Tapajós” por suas belezas naturais, seus cenários amazônicos com florestas exuberantes, lagos de águas cristalinas, igarapés, igapós e praias formadas ao longo do Rio Tapajós.

Algumas praias se destacam, como as Praias do Maracanã, com água doce e areias claras que fascinam. No local há vários quiosques que servem delícias como o charutinho, um peixe pescado ali perto, além de diversas opções com tambaqui, tucunaré, pirarucu e curimatá. Na Praia do Pajuçara, além de águas mornas, dunas enfeitam a paisagem. Há ainda a Praia do Carapanari, com quiosques de sapé à margem do rio, sendo considerada uma das mais bonitas de Santarém e que ficou nacionalmente conhecida por abrigar a Casa do Saulo, um restaurante maravilhoso que serve saborosos pratos da gastronomia local, além de proporcionar uma vista panorâmica do Tapajós.

Foto por Tiago Silveira – MTUR

A mais paradisíaca de todas as praias de Santarém está a 38 km do centro, no distrito de Alter do Chão, conhecida como a “Ilha do Amor”, que atrai turistas de todo o mundo.

Essa cidade é um destino de sensações e experiências, inclusive gastronômicas que podem ser aguçadas em uma visita ao Mercadão 2000, o principal centro de abastecimento do Baixo Amazonas. São cerca de 385 boxes, onde é possível encontrar frutas regionais, legumes, temperos e plantas medicinais.

Tem ainda a Feira do Pescado, ponto de venda dos pescadores locais que jogam suas sobras no rio, atraindo os divertidos botos.

Há lugares históricos que devem ser visitados, como a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, Igreja Matriz de Santarém, considerada a construção mais antiga da cidade, e o Museu de Arte Sacra, que reúne objetos de culto, obras de arte, imagens sacras, quadros, mobílias e batinas – muitas dessas peças foram pertencentes ao padre jesuíta João Felipe Bettendorff, que atuou como missionário na Amazônia durante o período colonial e foi fundador da cidade.

Foto por Tiago Silveira – MTUR

Construído no início do século 19, o Solar do Barão ostenta a riqueza de Miguel Antônio Pinto Guimarães, político e dono de muitas terras. O edifício tem três pavimentos, sete portas, dez janelões e 20 cômodos. Infelizmente não está aberto à visitação. Há ainda outros edifícios históricos no centro de Santarém, como o Sobrado do Sol, que tem um relógio solar no alto de sua fachada, o Solar do Barão de São Nicolau e o Solar dos Brancos, ambos com traços da arquitetura árabe, mas cobertos por azulejos portugueses. 

A melhor época para viajar para Santarém é entre agosto e dezembro, quando o volume das águas dos rios diminui formando dezenas de praias. No mês de setembro acontece o Çairé (ou Sairé), um evento com tradição de mais de 300 anos, que reúne elementos católicos e indígenas, sendo uma das maiores manifestações culturais do local, com muita música, dança, representações, rezas e comidas típicas.

Texto por: Patricia de Campos

Foto destaque por: Tiago Silveira – MTUR

Da Redação

Posts Recentes

Veja dicas para “turistar” pelo Paraná no último feriado prolongado do ano

Repleto de destinos com paisagens únicas e rico em cultura, o Paraná se destaca como…

9 horas atrás

Descubra a magia do outono no Green Haven Ilha Anchieta

À medida que o outono se instala com seu clima ameno, o Parque Estadual da…

10 horas atrás

Museu do Futebol recebe a 9ª Feira Afro Ilé-Ifè

A Feira Afro Ilé-Ifè é uma opção para quem procura um lazer gratuito no feriado…

10 horas atrás

Festival Cultura de Boteco chega ao Museu da Imigração

Dez dos melhores endereços gastronômicos de São Paulo se reúnem nos dias 4 e 5 de…

10 horas atrás

Museu do Café lança edital para fomentar projetos de dança na cidade de Santos

Na segunda-feira (29), Dia Internacional da Dança, o Museu do Café (MC) – instituição da…

10 horas atrás

Serra Verde Express chega aos 27 anos com mais de 4,5 milhões de passageiros embarcados

Há 27 anos, a Serra Verde Express iniciava sua jornada na administração do transporte turístico…

10 horas atrás