4 - Gastronomia

Roteiro de padarias no Estado para visitar no Dia Mundial do Pão

Quem resiste a um pão quentinho com manteiga? Não há como negar a paixão dos paulistas pelo pãozinho. Neste Dia Mundial do Pão, 16 de outubro, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) convida para uma viagem por algumas dessas padarias. O roteiro completo está disponível no Guia Turístico das Padarias (turismo.sp.gov.br/guia-turistico-das-padarias).

Em 2024, o faturamento do setor de panificação alcançou R$153,3 bilhões, um aumento de 10,9% em relação ao ano anterior, segundo o Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal). A cidade de São Paulo lidera entre as capitais brasileiras com maior número de estabelecimentos (21.358), seguida por Rio de Janeiro (12.191), Belo Horizonte (4.809), Brasília (4.723) e Salvador (4.005).

Capital Paulista

Vamos começar esse roteiro pela capital. E, sim, tem padaria que, tal qual a metrópole, não dorme. É a cara de São Paulo, premiada pelo Paladar 2025, em uma trilha de Honra ao Mérito. O nome dela é Bella Paulista, e funciona 24 horas. O estabelecimento é considerado um dos mais famosos da cidade e ainda incorpora serviços de casa de laticínios, restaurante e adega. A Bella Paulista tem mais de 20 anos de história e está localizada no coração dos Jardins (Rua Haddock Lobo, 354 – Cerqueira César, São Paulo – SP).

Dica bônus: prove o sanduíche de pernil e o pão de queijo recheado.

No centro histórico da capital está também a padaria mais antiga da cidade: a Santa Tereza Pães e Doces (Praça Dr. João Mendes, 150), próxima à Praça da Sé. Aberta em 1872, atravessa gerações, tornando-se um patrimônio cultural e histórico. Seu nome é uma homenagem ao primeiro endereço, na Rua Santa Tereza.

Dica bônus: além do bom café, a famosa coxa creme é muito procurada, e a Santa Tereza continua firme em manter suas tradições.

Se a vontade for de um pão artesanal, quem se destaca é a Padaria Artesanal Mediterrain, no Campo Belo (Rua Gabriele D’Annunzio, 1263 – Campo Belo, São Paulo – SP). A padaria é conhecida por seus pães de fermentação natural, feitos com farinha francesa e outros ingredientes de alta qualidade, além de oferecer um ambiente aconchegante. Entre os mais procurados estão o bagel, o croissant, a focaccia e o pão de azeitona.

Dica bônus: aproveite as opções “Canoa Medi”, um sanduíche exclusivo, além de cafés orgânicos, sucos detox e bolos.

Outra queridinha dos paulistas, a Panificadora Cepam (Rua Ibitirama, 1409 – Vila Prudente, São Paulo – SP) está na lista das melhores da cidade. E seus números impressionam: 12 mil pães franceses são produzidos e vendidos por dia. Tem mais: linha completa de salgados, baguetes de metro, minilanches, minipães diversos, tábuas de frios, patês e petiscos.

Dica bônus: aproveite a variedade de doces e bolos — tradicionais, caseiros, gelados, fatiados, petit fours e cupcakes.

Santos

A Panificadora Camões (Rua Xavier Pinheiro, 253 – Encruzilhada – Santos – SP) é um ponto de encontro para o café da manhã. O estabelecimento oferece diversas opções, como pães recheados, bolos, salgados e lanches, com alternativas para café da manhã, almoço e jantar. A padaria faz questão de preservar o sabor autêntico da tradição em sua gastronomia, muito além do especial café.

Um clássico do litoral paulista, a Arco-Íris é parada obrigatória para quem vai à praia. Fundada há mais de 50 anos, combina receitas tradicionais com produtos artesanais e doces regionais. É o tipo de padaria que traduz a hospitalidade caiçara, com balcão movimentado e café coado na hora.

Dica bônus: pão de milho com erva-doce e bolinho de chuva com canela.

ABC Paulista

Referência entre as padarias-boutique do ABC, a Padaria Kennedy (Avenida Kennedy, 535 – Vila Marlene – São Bernardo do Campo – SP) combina tradição e modernidade. Seu ambiente sofisticado abriga um empório de produtos finos, confeitaria de alto padrão e um restaurante com cardápio internacional. É um exemplo de como a panificação paulista se reinventou, oferecendo experiências completas que vão além do café e do pão.

Dica bônus: o croissant de amêndoas e o pão italiano artesanal são campeões de venda.

Tradição e acolhimento definem a Monte Carlo (Rua São Paulo, 1890 – Santa Paula – São Caetano do Sul – SP), padaria que mantém a essência das casas portuguesas. O buffet de café da manhã é um dos mais completos do estado e, à noite, o espaço se transforma em restaurante com massas e sopas. A arquitetura clássica e o atendimento familiar completam o passeio.

Dica bônus: experimente o pastel de Belém e o pão de fermentação natural.

Interior Paulista

Com mais de 60 anos de tradição, a Padaria Caravela (Avenida Major Novaes, 70 – Centro – Cruzeiro – SP) é um ícone no coração do município paulista de Cruzeiro. Reconhecida por produtos de alta qualidade e por seu espaço aconchegante, a padaria oferece uma experiência em que tradição e inovação se encontram. Com sua diversidade de pães, o cardápio inclui inúmeros sanduíches para todos os gostos.

Dica bônus: aproveite para saborear as sobremesas, como as tortas de morango, alpino, limão e banoffee.

Na cidade de Ribeirão Preto, há a Bella Città Pães Especiais (Rua Paulo Dantas da Silva Junior, 1005 – Ribeirão Preto – SP), onde tradição e sabor caminham juntos. Os pães, de fermentação natural, são preparados diariamente com uma receita muito especial.

Dica bônus: não deixe de provar o croissant de chocolate e o beirute de frango.

Texto por agência e edição de Rebeca Dias

Claudio Lacerda Oliva

Posts Recentes

1 tonelada de alimentos doados com a Bike Tour SP 

Passeio cultural que já reuniu mais de 100 mil pessoas em São Paulo alia mobilidade,…

2 horas atrás

Exposição imersiva Titanic no Shopping Eldorado

Com artefatos originais, recriações de ambientes e instalações em 3D, Titanic: Uma Viagem Imersiva chega…

2 horas atrás

Noites do Espanto chega à Roda Rico nos dias 25 e 26 de outubro

Roda-gigante de São Paulo seguirá com a programação de terror nos dias 1º e 2…

3 horas atrás

Campanha de vacinação no Museu Catavento 

Vacinas contra febre amarela, sarampo e influenza serão aplicadas nas dependências do Museu Catavento nesta…

3 horas atrás

Instalação Terra em Trama no Museu das Culturas Indígenas 

Instalação colaborativa reúne cartografias de comunidades indígenas do Paraná em estrutura de madeira e sapé.…

3 horas atrás

Raquel Acosta, maestra espanhola, realiza apresentação inédita na Serra da Mantiqueira

Raquel Acosta participa do Gran Essenza - Jamón, Vinhos & Azeites no dia 18 de…

1 dia atrás