A cidade de Rolândia fica no centro do estado do Paraná e, culturalmente, teve forte influência de alemães, italianos e japoneses, imigrantes que trabalharam na cultura do café. Rolândia faz parte da Rota da Cerveja Artesanal do Paraná, com vários pequenos produtores. Muitos deles recebem turistas para degustações.
O turismo rural é uma das opções para quem visita a cidade. Na Estrada São Rafael, além das belas paisagens, é possível ver as casas dos imigrantes, construídas em peroba rosa e madeiras nobres nas décadas de 1930 e 1940. No caminho, está o primeiro Spa da região norte do Paraná e propriedades que produzem desde café, soja e milho até plantas ornamentais, morango, lichia e queijos, entre outros itens.
No centro de Rolândia, um dos pontos turísticos é a Igreja Matriz Paróquia São José, cujo acervo conta com afrescos de 1966, pinturas em telas com representações bíblicas – entre elas uma tela do século XVII –, 14 quadros entalhados em madeira representando a Via Sacra e vitrais de 1957, entre outras obras de arte.
Na torre da igreja há o Museu Sacro, onde estão expostos paramentos religiosos e objetos litúrgicos na região, como diários, missais e obras de arte. Já o Museu de Cera de Rolândia, que ficou famoso na internet, conta com várias estátuas de cera feitas pelas mãos do artista plástico rolandense Arlindo Armacollo, inspiradas em personalidades mundiais, como Ayrton Senna, Papa Francisco, Hebe Camargo, Madre Teresa de Calcutá e Marilyn Monroe.
Para quem quer conhecer sobre a cultura oriental, o Museu da Imigração e Colonização Japonesa do Paraná tem equipamentos e peças relacionadas à agricultura japonesa, pinturas, vestimentas e objetos da cultura, que contam a história da imigração japonesa no norte do estado, além de um belo jardim, com muitas palmeiras, cerejeiras e araucárias, e a casa dos colonos, que retrata a moradia das famílias pioneiras.
Um passeio interessante é visitar a Fazenda Bimini, com a casa sede construída na década de 1930. A fazenda possui a antiga tulha e o terreirão de café. Há também um espaço voltado à cultura indígena, onde são expostos diversos objetos e fotos, e o Museu do Café Massuci, com obras do artista rolandense Edson Massuci e objetos que remetem à história do café.
Rolândia é famosa por seus eventos, sempre ligados às tradições e aos costumes, com destaque para as heranças alemã e japonesa, com suas danças e comidas típicas, músicas e vestimentas singulares. Entre as festas tradicionais estão a Erntedankfest (Festa em Ação de Graças pela Colheita), Maifest, Café Colonial da Primavera, Quermesse do Templo Budista e a Oktoberfest.
Texto por: Patricia de Campos
Foto destaque por: Paróquia São José de Rolândia, via Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication, via Wikimedia Commons